O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que foi hoje recebido pelo Papa Leão XIV na sua residência de verão, afirmou que conta com o Vaticano para organizar uma reunião de “alto nível” que ponham fim à guerra.
“É claro que queremos a paz, queremos que esta guerra acabe, e contamos com o Vaticano e Sua Santidade para nos ajudar a encontrar um local para uma reunião de alto nível com os líderes, a fim de pôr fim a esta guerra”, disse o Presidente da Ucrânia à saída da audiência com o Papa.
Zelensky foi recebido pelo Papa na sua residência de verão, em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, onde Leão XIV está a passar alguns dias de descanso.
Este foi o segundo encontro oficial entre ambos desde a missa inaugural do seu pontificado, a 18 de maio.
“Estou muito grato a Sua Santidade por este encontro, por nos receber e, claro, pela sua ajuda e a do Vaticano em relação às nossas crianças”, afirmou Zelensky, que procura a ajuda da Santa Sé para facilitar o regresso das crianças “raptadas” pela Rússia durante a guerra.
“Esta é uma questão muito importante que o Papa destacou, num momento muito significativo e que desejamos profundamente” que aconteça, sublinhou.
Por sua vez, Leão XIV comunicou a Zelensky a disponibilidade do Vaticano para acolher negociações com a Rússia, de acordo com um breve comunicado da Santa Sé.
“O Santo Padre reafirmou a sua disponibilidade para receber representantes da Rússia e da Ucrânia no Vaticano para negociações” de paz, refere o comunicado.
Durante este “encontro cordial” de meia hora, os dois líderes discutiram “o conflito em curso e a urgência de processos de paz justos e duradouros”.
Além disso, acrescentou o Vaticano, defendeu-se “a importância do diálogo como caminho privilegiado para pôr fim às hostilidades”.
O Papa “expressou o seu pesar pelas vítimas e renovou a sua oração e proximidade ao povo ucraniano, incentivando todos os esforços que visem a libertação dos prisioneiros e a procura de soluções partilhadas”, concluiu.
Zelensky estará na quinta-feira em Roma para presidir, juntamente com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, à abertura da 4ª. Conferência Internacional sobre a Reconstrução da Ucrânia, que irá decorrer na capital italiana até sexta-feira.
Ainda hoje, Zelensky será recebido no Palácio do Quirinal pelo chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários