Tribunal Constitucional nega provimento ao recurso da candidatura de Samilo Moreira às Autárquicas na Praia
Em Foco

Tribunal Constitucional nega provimento ao recurso da candidatura de Samilo Moreira às Autárquicas na Praia

O Tribunal Constitucional negou provimento ao recurso de Bernardino Gonçalves mantendo a decisão do tribunal da comarca da Praia de rejeitar a candidatura da Sociedade em Movimento, às eleições autárquicas de 01 de Dezembro, liderada por Samilo Moreira.

Em declarações à Inforpress, Samilo Moreira, que desde a primeira hora acusou o juiz do Tribunal da Praia de “tentativa de bloqueio” da sua candidatura, sublinhou ainda que houve despachos “negados e trocados”, o que considera estar na base da rejeição da sua candidatura pelo Tribunal Constitucional.

“Todo este processo mostra como está o país. Veja, sou cidadão cabo-verdiano e desde que nasci não tenho nenhum processo no tribunal e nem na polícia, no entanto vimos pessoas com mais de 300 queixas, falsificação de documentos, de actas e outros e foram aceites sem problemas”, afirmou exigindo uma explicação sobre o porquê da sua não aceitação como candidato a presidente da Câmara Municipal da Praia.

O ex-vereador, que se incompatibilizou com o presidente da câmara da Praia, Francisco Carvalho, sublinhou ainda que em 30 anos de municipalismo em Cabo Verde é o primeiro candidato a ver rejeitada a sua candidatura.

A candidatura de Samilo Moreira, segundo disse, foi alvo de “abate” desde o primeiro dia quando o juiz, em “tentativa de bloquear”, pediu documentos nunca antes solicitados, como 500 registos criminais, 500 certidões dos eleitores e 500 declarações.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Luiz Nunes, 8 de Nov de 2024

    Com licença ☝️:
    A lei exige para a formação de partidos, igrejas, candidaturas… 500 assinaturas para sustentar o pedido. Não é nenhuma novidade ou perseguição. Com as 500 assinaturas de endosso exige-se outras legalidades aqui mencionadas. O Tribunal não faz as leis, apenas fiscaliza que as mesmas sejam cumpridas.

    Responder


  • Arlindo, 7 de Nov de 2024

    Veja o exemplo de Renato Fernandes que detalhou corrupção na Câmara da Praia e tem sido alvo de ataque pessoal e profissional dos 2 partidos do arco de poder. CABO VERDE PEQUENOTE DE TAMANHO E GRANDE NO CRIME.

    • Arlindo, 7 de Nov de 2024

      Já dizia o saudoso Raul Querido Varela, Juiz-conselheiro do STJ : "A máfia tem condicionado o funcionamento da justiça". Até os partidos estarão a ser "usados" por "delinquentes endinheirados". Há quem queira que sejamos todos "mafiosos" não há espaço para imparcialidade neste país.

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.