
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que Cabo Verde tem vindo a acompanhar a situação política e económica nos Estados Unidos com “muita incerteza e imprevisibilidade”.
O governante fez este pronunciamento aos jornalistas ao ser questionado sobre o assunto, à margem da sua participação no evento de lançamento do livro “Literacia financeira em crioulo cabo-verdiano”, realizado no Banco de Cabo Verde.
“São de incertezas e imprevisibilidade, depois, a guerra tarifária, vai sobrar sempre para algum outro sítio. Nós já passamos por períodos de grandes tensões inflacionistas, com o aumento de preços, deterioração do custo de vida, são fatores que não estão sob o nosso controle nem sob o nosso desejo, vamos ver o que é que acontece no dia seguinte”, disse Ulisses Correia e Silva.
No entanto, adiantou que Cabo Verde “não tem relações comerciais intensas” de importação e exportação com os Estados Unidos, e que as tarifas não vão incidir sobre as remessas dos emigrantes.
“Podemos apanhar efeitos indiretos, mas relativamente às remessas, relativamente àquilo que é a nossa comunidade nos Estados Unidos, não temos, pelo menos por agora, razões de preocupação”, declarou Correia e Silva.
O primeiro-ministro disse esperar que esta imprevisibilidade não atinja a comunidade cabo-verdiana, que está “bem conservada” nos Estados Unidos, pelo que diz aguardar pelos próximos tempos.
 Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
 O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
 Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Terra, 9 de Abr de 2025
Djan casata pode odja rosto de kel home li mas e meste perde des mundo le prope Mintrozo malandro aldrabon corajozo sima el catem so Nino viera?
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Silvéria, 7 de Abr de 2025
Só desejo que os nossos fracos recursos sejam bem utilizados . Claro , com menos festas, menos festivais , comemorações não dispendiosas etc.. Caso contrário dizem os parceiros que fazemos politica de ricos.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Zé Manel, 7 de Abr de 2025
As taxas alfandegárias de Cabo Verde são de 30%. Trump está a seguir um modelo praticado desde sempre na nossa terra.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Observador, 4 de Abr de 2025
Esse é o governo nhonhô (ioiô), especialista no vai e vem… demite as mulheres do Governo, mas faz um “banquete para as Mulheres Cabo-verdianas”! — nenhuma das demitidas estiveram presentes… Se preocupa com as políticas de comércio dos EUA embora não haja interação comercial com o mesmo. Por que? Para justificar as muitas promessas não cumpridas, pois o COVID acabou e não tem muito para onde correr. Parece que a linha do ioiô acabou!
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Casimiro centeio, 3 de Abr de 2025
Ham ! Como assim? Há muito que toda a gente vem pedindo -lhe que diminuísse um pouco os seus abusivos e diabólicos ESBANJAMENTOS em festanças e regabofes turísticos/políticos, á custa do erário público e reduzisse a GORDURA DO SEU GOVERNO DE FOCA, e em contrapartida, a resposta do seu governo tem sido sempre o DESPREZO àqueles que lhes criticam. Agora vem com a cara fanada dizer que a situação dos EUA ...traz incertezas.. Vá plantar árvores...
Casimiro centeio, 3 de Abr de 2025
Sr.PM, o Mundo não dá apenas as voltas, como CAPOTA também ! Cuidado com as leis de retorno! O seu governo era formado por cerca de 30 Minotauros que inspiravam/inspiram o medo, incertezas e promovem a corrupção de toda casta, inclusive a complexa construção dos labirintos do MERCADO DE COCO. São todos enigmistas ! Falam e governam por inigmas ! Vá plantar árvores...Casimiro centeio, 3 de Abr de 2025
Fique sabendo ainda : o seu governo era formado por cerca de 30 governantes traidores, número igual ao valor das MOEDAS POR QUE JUDAS TRAIU JESUS !!!!!Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.