O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que Cabo Verde tem vindo a acompanhar a situação política e económica nos Estados Unidos com “muita incerteza e imprevisibilidade”.
O governante fez este pronunciamento aos jornalistas ao ser questionado sobre o assunto, à margem da sua participação no evento de lançamento do livro “Literacia financeira em crioulo cabo-verdiano”, realizado no Banco de Cabo Verde.
“São de incertezas e imprevisibilidade, depois, a guerra tarifária, vai sobrar sempre para algum outro sítio. Nós já passamos por períodos de grandes tensões inflacionistas, com o aumento de preços, deterioração do custo de vida, são fatores que não estão sob o nosso controle nem sob o nosso desejo, vamos ver o que é que acontece no dia seguinte”, disse Ulisses Correia e Silva.
No entanto, adiantou que Cabo Verde “não tem relações comerciais intensas” de importação e exportação com os Estados Unidos, e que as tarifas não vão incidir sobre as remessas dos emigrantes.
“Podemos apanhar efeitos indiretos, mas relativamente às remessas, relativamente àquilo que é a nossa comunidade nos Estados Unidos, não temos, pelo menos por agora, razões de preocupação”, declarou Correia e Silva.
O primeiro-ministro disse esperar que esta imprevisibilidade não atinja a comunidade cabo-verdiana, que está “bem conservada” nos Estados Unidos, pelo que diz aguardar pelos próximos tempos.
Comentários
Observador, 4 de Abr de 2025
Esse é o governo nhonhô (ioiô), especialista no vai e vem… demite as mulheres do Governo, mas faz um “banquete para as Mulheres Cabo-verdianas”! — nenhuma das demitidas estiveram presentes…
Se preocupa com as políticas de comércio dos EUA embora não haja interação comercial com o mesmo. Por que? Para justificar as muitas promessas não cumpridas, pois o COVID acabou e não tem muito para onde correr. Parece que a linha do ioiô acabou!
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Casimiro centeio, 3 de Abr de 2025
Ham ! Como assim? Há muito que toda a gente vem pedindo -lhe que diminuísse um pouco os seus abusivos e diabólicos ESBANJAMENTOS em festanças e regabofes turísticos/políticos, á custa do erário público e reduzisse a GORDURA DO SEU GOVERNO DE FOCA, e em contrapartida, a resposta do seu governo tem sido sempre o DESPREZO àqueles que lhes criticam. Agora vem com a cara fanada dizer que a situação dos EUA ...traz incertezas.. Vá plantar árvores...
Casimiro centeio, 3 de Abr de 2025
Sr.PM, o Mundo não dá apenas as voltas, como CAPOTA também ! Cuidado com as leis de retorno! O seu governo era formado por cerca de 30 Minotauros que inspiravam/inspiram o medo, incertezas e promovem a corrupção de toda casta, inclusive a complexa construção dos labirintos do MERCADO DE COCO. São todos enigmistas ! Falam e governam por inigmas ! Vá plantar árvores...Casimiro centeio, 3 de Abr de 2025
Fique sabendo ainda : o seu governo era formado por cerca de 30 governantes traidores, número igual ao valor das MOEDAS POR QUE JUDAS TRAIU JESUS !!!!!Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.