O Presidente da República, José Maria Neves, saudou hoje, no arranque do ano lectivo 2025/2026, toda a comunidade educativa exortando-a a encarar este novo ciclo com ousadia, ambição e confiança no futuro.
Hoje, 15 de Setembro, mais de 130 mil alunos, do ensino pré-escolar ao secundário, iniciarão o novo ano lectivo, que se apresenta sob o signo da consolidação das reformas no sistema de ensino.
"Nunca como hoje se pôs com tanta premência a questão da qualidade do nosso sistema de ensino", afirmou o Chefe de Estado, sublinhando que os desafios dos tempos modernos impõem uma arrojada aposta na sofisticação, na excelência e na eficiência de todo o sistema.
José Maria Neves saudou "calorosamente” a todos os alunos, professores, pais, encarregados de educação e os demais agentes educativos, augurando sucessos, neste novo ciclo que, para o mesmo, deve ser encarado com ousadia, ambição e confiança no futuro.
O Presidente recordou o caminho percorrido por Cabo Verde ao longo dos seus 50 anos como Nação independente marcado por "fortes investimentos e êxitos no sector educativo, graças à entrega, à dedicação e ao compromisso de todos os cabo-verdianos e parceiros de desenvolvimento".
Aos dirigentes e responsáveis pela execução das políticas educativas apelou no sentido de redobrarem os esforços para garantir as condições necessárias a um bom desempenho de toda a comunidade escolar.
"Aos pais e encarregados de educação, deixo uma palavra especial: Continuem a apoiar os vossos educandos, pois o vosso papel é insubstituível", disse, sublinhando que o envolvimento activo da família é determinante para o sucesso escolar e para a formação de cidadãos mais conscientes, solidários e preparados.
Ainda, na sua mensagem, o Presidente da República realçou a importância de um debate “sereno e alargado” sobre o ensino da língua cabo-verdiana em curso, envolvendo os cidadãos, a sociedade e, particularmente, a comunidade científica.
Isto para se construir um melhor consenso em torno desta ferramenta "necessária" para o sucesso das outras disciplinas.
“É importante que o seu ensino seja promovido com responsabilidade, rigor científico e espírito de inclusão, de modo a alcançar o melhor entendimento possível sobre esta questão de supra relevância para o sistema educativo e para o futuro do país”, enfatizou.
O Presidente concluiu a sua mensagem desejando a todos um ano lectivo produtivo, harmonioso e cheio de conquistas.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine