O Presidente da República inicia esta quinta-feira, 11, uma série de encontros com entidades e partidos políticos com assento parlamentar para analisarem a situação política nacional. José Maria Neves começa a auscultar o líder do maior partido da oposição, Francisco Carvalho.
A reunião de auscultação com a delegação do PAICV acontece às 10h30 desta quinta-feira. Na sexta-feira, 12, às 9h00, o Chefe de Estado manterá um contacto via plataformas digitais com o antigo primeiro-ministro Gualberto do Rosário, antes de receber no Palácio Presidencial o ex-presidente, Pedro Pires.
Segundo nota da Presidência, “as sessões de auscultação prosseguirão na próxima semana, com encontros dedicados às entidades religiosas e outras individualidades, num esforço contínuo de escuta plural e construtiva, neste momento em que o país defronta uma série de desafios, acrescidos pelo contexto internacional de múltiplas crises”.
“Este processo de escuta ativa e diálogo, que se inscreve na lógica de aprofundamento da democracia e de defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, contempla partidos políticos com assento parlamentar, confissões religiosas, antigos primeiros-ministros e Presidentes da República, entre outras entidades de relevância nacional”, justifica a Presidência, sublinhando que “no exercício pleno das suas competências constitucionais enquanto árbitro e moderador do sistema político nacional, e fiel ao seu compromisso de ser ouvidor da República, o Presidente da República, José Maria Neves, tem vindo, desde o início do mês de setembro, a promover uma série de encontros de auscultação com diversas personalidades e entidades representativas da sociedade cabo-verdiana, sobre a atual Situação Política Nacional”.
Por motivos de agenda, esclarece a nota da PR, a audiência com a UCID está agendada para o dia 22 de setembro, estando igualmente prevista a recepção ao MpD, “em data a anunciar oportunamente”.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine