O embaixador Jorge Tolentino pediu demissão do cargo de Chefe da Casa Civil da Presidência da República, o que surge na sequência dos escandâlos que envolvem os gastos de José Maria Neves enquanto presiodente da República. O economista Avelino Bonifácio é o novo Chefe da Casa Civil do PR.
A informação no final da tarde desta quarta-feira, 16, pela própria Presidência da República, através de um comunicado de imprensa. A nota -"Alterações na Chefia da Casa Civil da Presidência da República: Fim de Comissão de Jorge Tolentino e Nomeação de Avelino Bonifácio" - diz que por Decreto Presidencial nº 15/2024, se "dá por finda, a seu pedido, a comissão de serviço do Embaixador Jorge Homero Tolentino Araújo no cargo de Chefe da Casa Civil do Presidente da República, com efeitos a partir de 31 de Outubro de 2024".
Tolentino, um dos principais visados nos escândalos envolvendo o salário da primeira-dama e outros gastos tidos como ilegais pelo Tribunal de Contas, inclusive a compra de um quadro pela Presidência que pertencia ao chefe da Casa civil, não resistiu à avalanche de críticas e terá decidido sair de modo a minimizar os ataques ao Palácio do Plateau.
Assim, José Maria Neves nomeou o economista Avelino Bonifácio como seu novo Chefe da Casa Civil, que tomará posse e assumirá as novas funções a partir do dia 1 de Novembro.
Eis o comunicado do PR na íntegra:
"O Presidente da República, através do Decreto Presidencial nº 15/2024, ao abrigo do disposto no nº 2 do artigo 42º da Lei nº 13/VII/2007, de 2 de Julho, que aprova a Orgânica da Presidência da República, conjugado com o nº 1 do artigo 5º do Decreto-Lei nº 49/2014, de 10 de Setembro, que estabelece o Estatuto de Pessoal do Quadro Especial da Administração Pública Central, dá por finda, a seu pedido, a comissão de serviço do Embaixador Jorge Homero Tolentino Araújo no cargo de Chefe da Casa Civil do Presidente da República, com efeitos a partir de 31 de Outubro de 2024.
Na sequência, e de acordo com o Decreto nº 16/2024, de 15 de Outubro , nos termos ao abrigo do disposto no nº 2 do artigo 42º da Lei nº 13/VII/2007, de 2 de Julho, que aprova a Orgânica da Presidência da República, conjugado com o nº 1 do artigo 5º do Decreto-Lei nº 49/2014, de 10 de Setembro, que estabelece o Estatuto de Pessoal do Quadro Especial da Administração Pública Central, é nomeado o Dr. Avelino Bonifácio Fernandes Lopes para o cargo de Chefe da Casa Civil do Presidente da República, com efeitos a partir de 1 de Novembro de 2024.
A Presidência da República agradece ao Embaixador Jorge Homero Tolentino Araújo pelo seu dedicado serviço, augurando-lhe sucessos na sua caminhada, ao mesmo tempo que deseja ao Dr. Avelino Bonifácio Fernandes Lopes sucesso nas suas novas funções".
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários