Cabo Verde vai receber 5,6 milhões de dólares do MCC  para transição digital, conectividades e transição energética
Em Foco

Cabo Verde vai receber 5,6 milhões de dólares do MCC para transição digital, conectividades e transição energética

O Governo vai receber 5,6 milhões de dólares do Millennium Challenge Corporation (MCC) para ajudar na implementação dos projectos do terceiro pacote do Millennium Challenge Account (MCA), a ser assinado em 2026.

Para isso, o Governo, através do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, e da vice-presidente do MCC, Kyeh Kim, assinaram hoje, na cidade da Praia, um acordo para disponibilizar os fundos para o desenvolvimento dos projectos a serem implementados.

Na ocasião, Olavo Correia lembrou que recentemente foi assinado, nos Estados Unidos da América, um acordo semelhante no montante de 0,75 milhões de dólares, perfazendo um total de 6,3 milhões de dólares, para ajudar na preparação dos projectos nos próximos seis meses.

“Assim fica desmobilizado o fundo para prepararmos com máximo de celeridade o projecto (…)  para que em 2026 possamos assinar o contrato do terceiro pacote”, perspectivou.

Segundo o também ministro das Finanças, o Governo pretende que este terceiro pacote do MCA seja transformativo e que ajude Cabo Verde a se integrar melhor no mundo, a partir do continente africano, e no seu esforço de duplicação do seu potencial de crescimento económico.

“Nesta fase, mais do que o montante disponibilizado, o mais importante é a visão, o impacto e o fim transformador das áreas prioritárias. No final, vamos chegar o montante”, observou, informando que este compacto do MCC vai para as áreas de transição digital, conectividades e transição energética.

Neste sentido, considerou que este compacto vai ao encontro das expectativas e as ambições da Nação cabo-verdiana, para que tenha um “efeito transformativo” na economia.

Por sua vez, a vice-presidente do MCC, Kyeh Kim, disse que Cabo Verde é um “país especial” e que este terceiro compacto pretende conectar o arquipélago com o mundo.

A responsável avançou que o novo programa vai ser assinado em 2026 e que neste momento estão na fase de identificação dos sectores-chave para a implementação dos projectos.

“Estes sectores devem ser estratégicos para o crescimento económico do país”, apontou Kyeh Kim, que termina na quinta-feira, 03, uma visita de três dias ao país para a apresentação do novo director do MCC para Cabo Verde, Christopher Broughton, e estabelecer contacto com autoridades sobre desenvolvimento do compacto.

Esta tarde, às 16:00, Kyeh Kim deverá efectuar uma visita de cortesia ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no Palácio do Governo.

Cabo Verde foi seleccionado em Dezembro do ano passado pelo Conselho de Directores da Millennium Challenge Corporation para um novo compacto no quadro do programa de concessão de cinco anos.

Esta é a terceira vez que o país é escolhido para beneficiar do programa de apoio do Millennium Challenge Account e com esta nova parceria o MCC pretende apoiar Cabo Verde na geração de crescimento económico através de uma maior integração com a região da África Ocidental.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.