As lojas da ilha do Brava enfrentam, neste momento, ruptura de bens de primeira necessidade devido à falta de transportes de mercadorias para a ilha e a população apela por uma solução definitiva.
Numa ronda feita pela Inforpress nas principais lojas da ilha, constatou-se que a maioria tem, neste momento, ruptura de alimentos de primeira necessidade.
Faltam óleo, açúcar, leite, frutas, verduras e congelados em quase todas as prateleiras das lojas abordadas, uma situação que, segundo os comerciantes, tem-se revelado frequente desde a avaria do navio kriola.
Em declarações à Inforpress, o proprietário de um estabelecimento em Nova Sintra, José Baptista, salientou que a falta de produto neste momento é enorme, isso tendo em conta que a última vez que o barco Dona Tututa atracou no Porto da Furna foi no dia 29 de Junho e os estoques já estão esgotados.
“No meu estabelecimento está a faltar vários produtos, incluindo congelados, pois nunca a loja tinha sentido tanta falta de produtos como agora. O país comemorou 50 anos de independência, no entanto a nossa ilha, que também faz parte de Cabo Verde, está nesta situação, à mercê da própria sorte, vivendo apenas de promessas”, disse.
Baptista apelou à atenção do Governo para com a ilha Brava, tendo em conta que a situação é “bastante triste”, sendo que as pessoas estão obrigadas a ficar presas no município, “sem alimentos e sem transporte”.
Já o gerente do Minimercado Vindo, também situado em Nova Sintra, Benvindo Gomes, disse que a sua loja está a ficar sem estoque e que os clientes estão à procura de produtos, mas que no momento não estão disponíveis devido a falta de transporte.
“Açúcar, leite, frutas, verduras e congelados estão em falta na minha loja, por isso pedimos a intervenção do Governo o mais depressa possível, ou seja, que tragam uma solução para colmatar este problema o quanto antes”, apelou.
Por sua vez, a dona de casa Ruty de Pina mostrou a sua preocupação por não encontrar vários produtos nas lojas. considerando que a falta de transporte está a prejudicar “claramente” a Brava.
“O barco está previsto chegar amanhã, pois espero que a CV Interilhas não altere de maneira nenhuma, caso contrário não sei o que poderá acontecer”, concluiu.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Luiz Nunes, 11 de Jul de 2025
Triste. Como podemos ajudar?
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Casimiro centeio, 8 de Jul de 2025
Idiota do Ulisses! Não sabe do que é capaz o povo cabo -verdiano. Nem sabe sequer a real população de Cabo Verde. Não conhece a luta de resiliência histórica do Homem Cabo verdiano ! Não o conhece porque não estuda Cabo Verde. Preocupa-se mais com o seu plataforma de regabofes, festanças e patuscadas e a gordura do seu governo. Já é hora de dizer a verdade a esse tirano cabo -verdiano, vestido de uniforme de democracia!!!!
Casimiro centeio, 8 de Jul de 2025
Correção: " a sua plataforma" .Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Manuel Miranda, 8 de Jul de 2025
Por causa da sua dimensão geográfica e populacional, este governo esqueceu de que o arquipélago de Cabo Verde é composto por dez ilhas, sendo, nove habitadas, incluindo a ilha da Brava. A mais pequenina e a mais bela, de gente humilde e trabalhadora, hoje humilhada e abandonada por um governo mentiroso, gordo e preguiçoso. Quando o povo é abandonado numa ilha sem as condições básicas de sobrevivência pelo seu próprio governo, já é altura de dizer BASTA e FORA .
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Casimiro centeio, 8 de Jul de 2025
A anatomia do focinho de Ulisses é desenhada apropriadamente para gerar MENTIRAS. Reparem bem o seu focinho, especialmente quando fala: aguça os lábios como o bico de um bule , para depois falar, jorrando mentiras deslavadamente.
Fobosanta, 9 de Jul de 2025
Já reparei sim. É tal qual o bico de uma ave. O sr. tem razão e o cuidado em reparar .Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Casimiro centeio, 8 de Jul de 2025
Ulisses elaborou novo mapa populacional de Cabo Verde, eliminando ilhas do Maio e da Brava. Cabo Verde mais " pequeninino" , ajustado á sua competência. Ulisses não tem, nunca teve, a competência para liderar Cabo Verde, queria apenas liderar uma boa conta bancária, bem como a dos seus vampiros, que hoje abrem a boca e vomitam m*rdas, á semelhança do seu líder parlamentar...
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Ulisses 10, 8 de Jul de 2025
De ulisses está mais pior que Veiga...Falta pouco... vão cair num abismo que nunca irei esquecer.. Patetas de toda a cúpula...
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Jorge Lopes, 8 de Jul de 2025
Isto é uma vergonha do cacete! A Brava está à beira de desespero com falta de transportes que impede a chegada de alimentos essenciais. Já para não falar da água, se calhar estão a transformar tudo numa ilha fantasma! O PM e o PR que se lixem — que vão pr’a puta que os pariu, não há outra forma de expressar o desprezo que isto provoca.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.