Académicos cabo-verdianos participam em simpósio internacional na Universidade de Harvard
Em Foco

Académicos cabo-verdianos participam em simpósio internacional na Universidade de Harvard

Manuel Brito-Semedo, Ângela Sofia Benoliel Coutinho, Abel Djassi Amado e João Resende-Santos são os académicos cabo-verdianos que participam no Simpósio Internacional “A Luta Continua! – 50.º Aniversário da Libertação Africana do Domínio Português”, que terá lugar nos dias 24 e 25 de outubro, na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts (EUA).

O simpósio reúne investigadores e académicos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, bem como representantes das suas diásporas, num debate sobre os legados das lutas de libertação, os desafios pós-coloniais e as dinâmicas culturais das últimas cinco décadas.

Cabo Verde estará representado por quatro académicos: Ângela Sofia Benoliel Coutinho (do Instituto Português de Relações Internacionais – Universidade Nova de Lisboa), Abel Djassi Amado (da Simmons University, EUA), João Resende-Santos (da Bentley University, EUA) e Manuel Brito-Semedo (da Universidade de Cabo Verde).

Os três primeiros pertencem à diáspora académica, enquanto Brito-Semedo, professor aposentado da Uni-CV e residente em Cabo Verde, é o único a intervir a partir da experiência vivida no país. A sua presença leva também o nome da Universidade de Cabo Verde a este fórum de alcance internacional.

O simpósio abre dia 24, com a sessão plenária “África e a Educação para a Democracia Global”, seguida dos debates sobre Políticas da Memória na Póscolónia e Escritores, Escrita e a Desconstrução da Ordem Colonial.

Os trabalhos prosseguem no dia 25 com os painéis “A Guerra Fria – Particularidades Africanas Lusófonas, Libertação, Arte e Pós-colónia e Trajectórias de Democratização nos PALOP”, onde se insere a intervenção de Brito-Semedo.

No Painel V – Trajectórias de Democratização nos PALOP, moderado por Abel Djassi Amado (da Simmons University), Brito-Semedo apresentará a conferência “Cabo Verde: Entre Ilhas e Destinos – Insularidade, Crioulidade e Comunidades Atlânticas”, destacando a insularidade como abertura ao mundo, a crioulidade como identidade partilhada e a diáspora como “décima primeira ilha”. O painel contará, ainda, com comunicações de Marinela Cerqueira (História Social de Angola), Olukunle P. Owolabi (Villanova University) e Aleida Mendes Borges (do King’s College of London).

Entre as instituições participantes contam-se Harvard, Yale, Princeton, Johns Hopkins, Emory, Bowdoin, SUNY Buffalo e outras universidades de referência, sublinhando a dimensão internacional e académica do debate.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.