A jovem pugilista internacional cabo-verdiana Yvanusa “Nancy” Moreira disse que ir competir no Campeonato do Mundo de Boxe elite-feminino 2022, em Istambul (Turquia), sozinha sem saber ao certo quem iria fazer o seu canto mostra o quanto é corajosa e destemida.
“Vir a esta experiência sozinha sem saber ao certo quem iria fazer o meu canto mostra o quanto sou corajosa e destemida. Estou muito orgulhosa de mim”, disse Nancy numa publicação no Facebook, onde se despede do campeonato, após ser derrotada pela canadiana Cavanagh Charlie, em jogo de acesso às meias-finais.
“Com lagrimas nos olhos digo que não consegui levar a medalha para casa perdendo nos quartos finais. Não tenho palavras para explicar tudo o que estou a sentir. Foi um combate duríssimo onde eu não baixei a guarda, tinha uma táctica e ela funcionou sempre que a usei. Tecnicamente fui superior, mas é difícil quando lutamos com quem vive disto. Levei golpes duros, dei golpes duros estou muito orgulhosa do combate, muito a melhorar e eu vou melhorar para voltar ainda mais forte. Desta experiência levo um carinho enorme de muita gente que reconheceu e viu o meu talento e raça aqui na Turquia, cabo verde não ficará esquecido. Quem é pugilista sabe que a sensação de perder não é fácil”, acrescentou.
A atleta cabo-verdiana jogou as meias finais depois de duas vitórias, quinta-feira, 12, frente a atleta olímpica marroquina Bel Habib, por K.O. técnico e domingo, 15, ante a queniana Oloo Everline Akiny, que entrou neste mundial com o estatuto da melhor atleta africana da categoria, 63-66 quilogramas.
Segundo a organização, na categoria 63-66 quilograma na qual está em competição Ivanusa Moreira estão registadas 28 atletas, em representação de países como Cabo Verde, Quénia, Marrocos, Canadá, Wal, Sérvia, Venezuela, Argélia, África do Sul, Coreia do Sul, Eslovénia, Polónia, Índia, EUA, Turquia, Itália, Áustria, Hungria, Uzbequistão, Cazaquistão, Alemanha, Argentina, Tailândia, Lituânia, Irlanda e Ucrânia.
Atleta da Arena Fight Team em Portugal, Yvanusa Moreira é medalha de Bronze 2021 no torneio AIBA Turquia e ouro torneio AIBA Suécia e está à procura de qualificação para o ciclo olímpico rumo a Paris 2024, ao mesmo tempo que continua empenhada em manter a invencibilidade no campo profissional.
O Campeonato Mundial de Boxe elite – feminino 2022 decorre em Istambul – Turquia, de 6 a 21 de Maio.
Comentários