Qualificação feminina/CAN’2026: Selecção de Cabo Verde já se encontra em Dakar para defrontar Guiné Conacri
Desporto

Qualificação feminina/CAN’2026: Selecção de Cabo Verde já se encontra em Dakar para defrontar Guiné Conacri

A selecção feminina de futebol de Cabo Verde já se encontra em Dakar (Senegal), para iniciar o duplo compromisso com a Guiné Conacri, com vista às preliminares de apuramento para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2026.

As jogadoras residentes, nove no universo de 24 convocadas, partiram na noite deste domingo do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, da Praia, para se juntarem às 15 atletas que militam nos clubes estrangeiros.

De acordo com a programação, a anteceder o jogo da primeira mão, aprazado para sexta-feira, 21, a equipa técnica, liderada por Silvéria “Nita” Nédio, vai orientar um mini-estágio, com vista ao entrosamento do colectivo.

Nita acredita que, apesar do ritmo competitivo no futebol interno, as atletas residentes vão corresponder às exigências destas eliminatórias, por entender que têm trabalhado, tanto o aspecto físico como técnico para poderem estar à altura dos acontecimentos.

Os jogos referentes a primeira eliminatória de apuramento para o CAN’2026 vão ser realizados a 21 deste mês, em Dakar, Senegal (campo neutro, na qualidade da equipa visitante), estando a segunda mão agendada para o dia 26, no Estádio Nacional, em São Filipe, na cidade da Praia.

Nita disse que das 24 convocadas, 15 evoluem na diáspora e nove no futebol cabo-verdiano, mas que os atletas residentes iniciaram os trabalhos há duas semanas, de forma a ganharem ritmo competitivo para estarem à altura dos futebolistas que competem no estrangeiro.

Informou que a equipa técnica, assim como grande parte das jogadoras, já têm o mínimo conhecimento da forma de jogar das guineenses, e espera tirar proveito do facto do primeiro jogo ser disputado no Senegal, campo neutro, face a interdição do estádio da equipa adversária para compromissos internacionais.

Outrossim, disse que espera contar com um apoio massivo da comunidade cabo-verdiana radicada no Senegal, para ajudar Cabo Verde a trazer um bom resultado para o jogo decisivo na capital cabo-verdiana.

De acordo com o regulamento, a selecção vencedora desta eliminatória vai à segunda fase disputar o acesso ao CAN’2026, com o vencedor do Gabão-Mali.

De acordo com informações avançadas pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, um total de 38 selecções femininas africanas irá competir para as 12 vagas disponíveis para a fase final, que será no Marrocos.

As actuais campeãs, África do Sul, estão entre as seis nações isentas da primeira rodada devido à sua alta classificação entre as principais selecções africanas no ‘ranking’ da FIFA. Juntando-se à elas com isenções estão Zâmbia, Gana, Costa do Marfim, Nigéria e Camarões.

As eliminatórias serão realizadas em duas mãos, sendo que os jogos da primeira eliminatória estão programados para 17 a 26 de Fevereiro de 2025, enquanto a segunda eliminatória ocorrerá entre 20 e 28 de Outubro de 2025.

As 24 convocadas:

Guarda-redes: Jacinta Rodrigues e Jéssica de Pina (Seven Stars, Cabo Verde) e Kátia Duarte (A D Pastéis, Portugal).

Defesas: Romina do Rosário (Ouriense, Portugal), Leonora do Santos (Seven Stars, Cabo Verde), Varsénia da Luz (Seven Stars, Cabo Verde), Leidina Semedo (Ouriense, Portugal) e Leonilde Rodrigues (Famalicão, Portugal).

Médios: Alcione Gomes (Mindelense, Cabo Verde), Jolina Amani (Eastern Flames FC, Arábia Saudita), Maísa Cardoso (Real Sport Clube, Portugal), Kleydiana Jussara Borges (Famalicão, Portugal), Eleia Vieira (Real Sport Club, Portugal), Natasha Whanon (Clube Futebol Benfica, Portugal), Edna Suzete Monteiro (Seven Stars, Cabo Verde) e Carolyn Tomar, Llana, Cabo Verde).

Atacantes: Dara Centeio “Kamoca” (Estrela da Amadora, Portugal), Ivânia Moreira (Vá), Rio Ave (Portugal), Cleise Pinto (Vila Nova FC, Portugal), Raissa Tavares (Black Panthers, Cabo Verde), Irlanda Lopes (Vitória SC, Portugal), Melany Fortes (SC Braga, Portugal), Eveline Varela (Besiktas, Turquia) e Adriana Semedo (FC Porto, Portugal).

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.