Márcio Fernandes anuncia final de carreira no atletismo paralímpico (Video)
Desporto

Márcio Fernandes anuncia final de carreira no atletismo paralímpico (Video)

Foi o primeiro atleta cabo-verdiano a conquistar uma medalha de prata (2013) e de ouro (2015) numa competição mundial, o atleta paralímpico Márcio Fernandes anunciou há algumas horas atrás, na sua página pessoal do facebook, o fim de uma carreira que certamente ficará nos anais da história do desporto nacional.

Para trás o atleta deixa 20 anos de carreira no atletismo e várias conquistas, entre as quais a conquista da medalha de ouro como campeão do mundo (Campeonato do Mundo IPC-Desporto adaptado) disputado em Doha, Dubai, em 2015 e a medalha de prata no mesmo campeonato em 2013, as primeiras medalhas de sempre do país numa competição mundial.

Márcio Fernandes é também medalha de ouro e recordista africano em lançamento de dardo (56,24m), a mesma marca com que ganhou o campeonato do mundo e ultrapassou o recorde anterior africano que também lhe pertencia (53,87m). Foi também medalha de prata africano nos 200m e representou Cabo Verde em várias competições, incluindo os Jogos Paralímpicos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016),

Numa mensagem sentida, Márcio alega ser esta decisão fruto de “muita reflexão”, e deixa entender que as dificuldades financeiras ao longo desses anos terão pesado na decisão. “Mas este é o momento em que após muita reflexão tive a certeza que não estariam reunidas as condições ideais para prosseguir com um trabalho serio e rigoroso, tendo tomado a decisão de abandonar. A partir de agora terei novos desafios, mais foco na família, assim como novos projetos profissionais com vista a um futuro sustentável”, reflete o agora ex-atleta.

Márcio deixa ainda uma palavra de apreço aos cabo-verdianos e ao país considerando que ”foi uma enorme honra e prazer representar Cabo Verde, foi com orgulho e grande satisfação que contribui de alguma forma para o engrandecimento desse grande pais”. E afirma a sua disponibilidade para continuar a colaborar “e compartilhar toda a minha experiencia com as gerações do futuro, e dessa forma dar continuidade às grandes conquistas para o desporto cabo-verdiano conseguidas nestes últimos anos”.


Veja na íntegra a mensagem de Márcio Fernandes aqui https://www.facebook.com/marcio.fernandes.148

E recorde o momento da atribuição da primeira medalha de ouro mundial atribuída a um atleta cabo-verdiano, Márcio Fernandes, aqui, no mundial INAS de Doha, Dubai, em 2015.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.