O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) está a finalizar o processo de instalação da delegação regional para as ilhas do Fogo e da Brava, com sede em São Filipe, disse o presidente da instituição.
O presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), José Eduardo dos Santos, que se encontra em São Filipe onde participou na inauguração da placa desportiva de Monte Tabor, cofinanciada por esta instituição, anunciou “avanços significativos” no processo de instalação de uma nova delegação regional do IDJ para cobrir as ilhas do Fogo e Brava.
Segundo aquele presidente, as negociações do espaço para instalação da delegação estão em fase final, e a sua abertura está prevista para o primeiro trimestre de 2025.
"O local já foi identificado, e muito em breve teremos uma delegação regional em São Filipe, para fortalecer a presença e proximidade do IDJ com as comunidades dessas duas ilhas", afirmou José Eduardo dos Santos.
O estatuto do IDJ prevê a instalação de quatro delegações regionais, além da sede principal na Cidade da Praia, e até o momento, foram instaladas as delegações de São Vicente para cobrir as ilhas do norte do país (São Vicente, Santo Antão e S. Nicolau) e de Santiago Norte, com sede no Tarrafal, que inclui também a ilha do Maio.
A delegação do Sal será inaugurada nos primeiros dias de Janeiro, seguida pela de São Filipe, completando assim a estrutura de representatividade regional, referiu José Eduardo dos Santos que lembrou que o objectivo principal das delegações é aproximar o IDJ das ilhas e comunidades, garantindo maior mobilidade e um acompanhamento mais eficaz das iniciativas locais.
Questionado sobre a participação do IDJ nos investimentos municipais em infra-estruturas desportivas, ele disse que a instituição que preside está aberta para colaborar com a câmara de São Filipe, que “está a liderar importantes obras para o desenvolvimento desportivo”.
“A câmara de São Filipe tem muitas obras marcantes para nascer, como a construção de um novo estádio 5 de Julho com novas valências e que apesar da sua capacidade em termos de público, é um estádio que poderá receber os jogos da selecção nacional o que demonstra a importância desta infra-estrutura para a região”, disse o presidente do IDJ.
Além do estádio, apontou a requalificação do pavilhão desportivo e sublinhou que o IDJ tem estado a dialogar com a câmara para encontrar formas para mobilizar financiamento, não só do erário público, mas também de privados para avançar com os projectos.
José Eduardo dos Santos ressaltou o pioneirismo do município de São Filipe na construção da primeira piscina municipal do país que está a incentivar a prática da natação e serve de exemplo para outros municípios.
"O IDJ em representação do Governo, continuará a apoiar os municípios na promoção de infra-estruturas desportivas de qualidade, pois o país precisa de condições adequadas para fomentar o desporto e a juventude", concluiu.
Comentários