Primeiro farol de Cabo Verde classificado como Património Cultural Nacional
Cultura

Primeiro farol de Cabo Verde classificado como Património Cultural Nacional

O Governo classificou hoje como Património Cultural Nacional o farol D. Maria Pia, o primeiro a ser construído no arquipélago, há 144 anos, na cidade da Praia, de acordo com portaria publicada em Boletim Oficial.

“O farol D. Maria Pia é classificado em toda a sua dimensão e zona de proteção especial”, lê-se no documento que distingue o edifício.

Trata-se de um dos ícones da capital do arquipélago, que já figurou em selos postais e que recentemente foi requalificado, continuando ativo e a iluminar o mar à entrada do porto da Praia, desde 1881.

“O património cultural do povo cabo-verdiano tem vindo a ser inventariado, estudado e protegido por meio de diferentes políticas e projetos de salvaguarda”, justificou a portaria.

O objetivo principal “é promover o desenvolvimento e o reforço da sua identidade cultural”, com o farol D. Maria Pia a servir de “inspiração para artistas, poetas, intelectuais, fotógrafos, investigadores e estudantes”.

Ao mesmo tempo, a declaração visa criar mecanismos “para garantir a sua manutenção frequente, evitando a degradação, valorizar e conferir uso cultural ao edifício”.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Xuxu Pé de Ferro, 19 de Mar de 2025

    Ouvi o cultíssimo ministro do mar dizer que o espaço ia servir para salão de batizados, casamentos e outras fanfarradas, quando devia ser um auditório para lançamentos de livros, apresentações musicais, ao mesmo tempo que se instalava uma livraria com vocação sobretudo para livros de viagens, temas marítimos, etc.

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.