Exposição de Pintura no Hotel Cesária de 4 a 15 de Agosto próximo. Um evento de Elsie Mafouta que está de volta com Arte Bantú.
Já conhecido entre nós como o Congolês de Brazzaville que aprendeu a falar o Crioulo Cabo-verdiano em Cuba e a gostar deste país pelas histórias que ouvia, contadas pelos colegas Cabo-verdianos, enquanto estudantes adolescentes nas terras de Fidel Castro. Ficando para trás a idade de ouro vivida nos anos 80, Mafouta visita literalmente Cabo Verde, pela primeira vez em 2011, estreando-se nas exposições em Mindelo com “Melodia das cores”, para em 2015, inspirar-se no Cabo-verdiano Paulo Varela e expor “Para Nunca Mais Ser Escravo” em São Vicente, Santo Antão e Praia. Em 2016, leva à ilha do Sal “Cores e Movimento” e em 2017 “Mulheres e África” em Março como uma justa homenagem à mulher Africana e agora vem propor ao grande público apreciador das artes plásticas “ARTE BANTU”.
Com ARTE BANTU, Elsie Mafouta, quer transmitir à nossa comunidade, uma realidade ainda por muitos desconhecida, devida à nossa condição de “Ilhéus”; este afastamento geográfico do continente Africano, também condiciona a proximidade, relação e convivência, elementos essenciais para o conhecimento das realidades multiculturais e antropológicas. Assim, este pintor Congolês que também já expôs em outros países Africanos e da América Latina como o Senegal, o Benim, O burquina Faso, Cotê d´Voir, Congo, Brasil e Cuba, pretende levar-nos a conhecer suas raízes e connosco refletir nossas diferenças e aquilo que temos em comum, pois nossa história ligada ao comércio de escravos, permitiu que muitos Africanos da origem Bantu passassem por Cidade Velha, tendo certamente deixado restos de sua génese, língua e vivência.
O termo Bantu, se refere a qualquer individuo pertencente aos mais de 400 grupos étnicos que habitam a região Africana que vai desde o sul do deserto do Saara alongando ao corno da África e descendo até a Africa Austral. Os Bantús estão distribuídos essencialmente entre as grandes tribus dos fang, bakuba, baluba, lingala, bakongo, hutus, baganda, kikuyus, tongas, bechuanas, hereros, swazi, sotho, zulúes y xhosa; Sendo Mafouta um LINGALA, tribo que também dá nome à língua falada no Congo, tanto Brazzaville como Kinshasa, ex-Zaire.
Importa destacar que deste vasto povo, incluem-se os países lusófonos, nossos irmãos, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.
Arte Bantu, promete levar o visitante a viajar pelas profundezas da Africa através dos quadros de Elsie Mafouta, animados com outras expressões, da poesia à música e acompanhada da boa conversa e convivência Africana, anunciando a abertura de novos horizontes no Hotel Cesária, Fazenda, Cidade da Praia de 4 a 15 de Agosto do Corrente ano… A cerimónia de abertura está prevista para as 18:30 horas.
Comentários