Denúncia de bomba num avião da Air Senegal. Aeroporto da Praia evacuado (actualizado com nota da PN)
Sociedade

Denúncia de bomba num avião da Air Senegal. Aeroporto da Praia evacuado (actualizado com nota da PN)

O Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, está encerrado por causa de uma denúncia de que um avião da Air Senegal, que aterrou esta manhã na capital cabo-verdiana, teria a bordo uma bomba. Todo o aeroporto foi evacuado enquanto as autoridades averiguam a veracidade da suposta ameaça. Ao que Santiago Magazine apurou, terá sido um passageiro senegalês que não conseguiu embarcar quem fez tal denúncia e já terá sido detido.

O ATR da Air Senegal chegou à Praia depois das 9 horas desta sexa-feira e nada fazia prever o que viria a seguir. Ao que consta, um individuo de nacionalidade senegalesa, já identificado e detido pelas autoridades, terá denunciado à autoridades a existência de uma bomba a bordo do aparelho da Air Senegal.

De imediato, todo o Aeroporto da Praia foi evacuado e os passageiros já na sala de embarque recolocados num espaço seguro. À hora em que esta notícia estava a ser editada, todo o aeroporto internacional Nelson Mandela continuava encerrado.

O avião da Air Senegal continua, até este momento, estacionado na placa do aeroporto para investigação policial. Passageiros, funcionários e utentes foram todos retirados do aeroporto para que a polícia possa revistar todas as bagagens e o interior do aparelho.

O individuo que fez a denúncia terá sido detido já para interrogatório. Consta que ele fez tais acusações porque não conseguiu embarcar para o Senegal. Pelo sim, pelo não, as autoridades policiais estão no terreno a passar pente fino a tudo até se ter certeza de que existe ou não bomba no ATR da Air Senegal.

Neste momento está um caos no aeroporto Internacional da Praia, com várias pessoas com medo e alguns em pânico, ante a probabilidade de haver uma bomba num avião estacionado no aeroporto internacional da Praia.

COMUNICADO

Comunicante: PN- DIRECÇÃO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

Unidade: Divisão de Fronteiras

Local: Fronteira do Aeroporto da Praia

Data: 23/04/2021

 

AMEAÇA FALSA DE BOMBA NO AEROPORTO INTERNACIONAL DA PRAIA – NELSON MANDELA

A Polícia Nacional, através da Direção de Estrangeiros e Fronteiras – Divisão de Fronteiras, vem pela presente, comunicar que hoje, 23 de abril de 2021, durante os procedimentos do voo HC 208, da Air Senegal, com destino a DAKAR, deteve um Cidadão de Nacionalidade Senegalesa, que teria efetuado uma Ameaça Falsa de bomba.

De referenciar que o cidadão em causa teria passado por todos os procedimentos de segurança de despiste de material perigoso e explosivos, que não teria sido detetado nenhum artefacto ou elemento que causasse suspeitas. Que também já teria passado pelo controlo de fronteira e depois de já estar na Sala de Embarque, no momento que iria sair da mesma para ir ao avião teria declarado em voz alta que teria uma bomba.

A PN, atuou de imediato, aplicando todos os procedimentos de segurança para o efeito, analisando o individuo, bem como todas as bagagens e pertences, através de uma equipa anti explosivos (RNBQ) devidamente equipada e treinada para o efeito e não se constatou a existência de nenhum artefacto ou elemento explosivo, nem no detido, nem nos seus pertences e nem nas instalações do aeroporto.

O cidadão foi detido e será presente às autoridades judiciarias competentes para os efeitos processuais.

A Policia Nacional, aproveita para informar a todos os cidadãos que o Aeroporto da Praia, está seguro, detém equipas especializadas e equipamentos especializados para o efeito e que depois de todos os procedimentos securitários e preventivos, encontra-se na normalidade e a operar voos dentro dos parâmetros normais.

Praia, 23 de abril de 2021

 A Direção de Estrangeiros e Fronteiras da Policia Nacional

 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.