• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santa Catarina: PR destaca “papel histórico” desempenhado pela cidade de Assomada em Santiago Norte
Política

Santa Catarina: PR destaca “papel histórico” desempenhado pela cidade de Assomada em Santiago Norte

O Presidente da República, José Maria Neves, felicitou hoje Assomada pelos seus 22 anos da sua elevação à categoria de cidade e destacou o “papel histórico” desempenhado por esta maior urbe de Santiago Norte.

Numa carta endereçada à presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, em comemoração dos 22 anos da elevação da Assomada à categoria de cidade e da sua santa padroeira Nossa Senhora de Fátima, o chefe de Estado destacou ainda as “grandes potencialidades” do município em sectores diversos, assim como os avanços que vem registando.

“Pela sua centralidade no interior de Santiago, pelo seu histórico papel na alavancagem da economia da região [Norte da ilha de Santiago], Assomada configura-se com um pólo de desenvolvimento incontornável para o futuro desta ilha e do país”, defendeu Neves, que é filho desta cidade, que segundo a equipa camarária liderada por Jassira Monteiro.

“Constato com agrado que, paulatinamente, se dissipam os efeitos das últimas crises enfrentadas pelo país e pelo município, e se registam sinais de retoma e de vitalidade. A sua crescente dinâmica económica vem na esteira de uma vocação como polo comercial, para além da sua importância social, histórica e cultural. A cidade é sede de um município cujas potencialidades nas áreas da agricultura, pecuária, pesca, agro-indústria, turismo, artesanato, gastronomia e comércio podem ser ainda mais exploradas”, disse o mais alto magistrado da Nação.

Não obstante, os ganhos conquistados pela cidade desde que adquiriu esse estatuto, José Maria Neves, que atribuiu este título à Assomada, quando era primeiro-ministro, mostrou-se, no entanto, ciente dos desafios que persistem.

“Registou-se um crescimento efectivo, acolheu novos empreendimentos, aumentou o acesso a novos serviços e hoje alberga a Universidade de Santiago e um dos pólos da Universidade de Cabo Verde. É certo que a cidade ainda enfrenta muitos desafios relacionados com o seu crescimento, que são mais evidentes nas questões urbanísticas e de infra-estruturação” acentuou, confiante que os mesmos desafios serão devidamente equacionados pelas autoridades locais e nacionais, com o concurso da sua imensa massa crítica.

Por fim, o Presidente da República desejou os melhores sucessos, prosperidade e bem-estar a toda população da cidade de Assomada, mas também do município de Santa Catarina, bem como aos seus filhos residentes em outros pontos do país ou da diáspora.

A vila de Assomada, sub-dividida em 22 bairros, foi elevada à categoria de cidade, através do decreto-lei 7/2001, de 26 de Março, e é no seu centro que se situa o popular Pelourinho de Assomada, o Centro Cultural Norberto Tavares, Paços do Concelho de Santa Catarina, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, e o Cine Clube de Assomada.

Para assinalar as festividades do 13 de Maio, que arrancaram desde meados de Abril, foi preparado um leque de actividades culturais e desportivas.

As celebrações terão o seu ponto alto hoje, com uma missa em honra à santa padroeira, Nossa Senhora de Fátima, aprazada para as 10:00 e culminam à noite, com o “Festival 13 de Maio”, aprazado para a partir das 22:00, junto à antiga EMPA.

O único dia do festival, que terá entrada paga a 500 escudos, vai ter em palco Loony Johnson, Garry, Tony Fika, Ferro Gaita, MC Acondize, Boston, Paty Medina, Mudjeris di Rincon, Titio de Belo Feire, Netos de Djoto Lopi, Miguel Semedo, e será apresentado pelo MC Neguinho, e animado pelos DJ Carlos e DJ 100 Juiz.

Partilhe esta notícia