
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vai ser distinguido duas vezes neste mês de Novembro. A primeira distinção vai ser em São Paulo, no Brasil, onde vai ser galardoado com o Troféu Raça Negra 2017 e o segundo em Portugal com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.
O Presidente da República vai iniciar este sábado uma visita de cinco dias ao Brasil onde tem na agenda vários compromissos que culminam com o Troféu Raça Negra, a ser entregue no dia 20 de Novembro, num evento organizado pela Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural (Afrobras) e a Faculdade Zumbi dos Palmares, no âmbito do Dia Nacional da Consciência Negra.
Segundo a organização, Jorge Carlos Fonseca vai ser agraciado na 15ª Edição do Troféu Raça Negra, ao lado de outras personalidades do Brasil e outros países, com o objectivo de fazer um justo reconhecimento aos que têm contribuído e lutado sempre pela igualdade racial.
No último dia da sua visita, 21, o Presidente da República vai presidir a cerimónia do Dia de Cabo Verde na Universidade de São Paulo, onde profere uma comunicação aos cerca de 250 a 300 mestrandos e doutorandos em literatura africana de língua portuguesa.
Durante a sua estada naquele país, entre os dias 18 e 21 deste mês, o PR vai ainda participar na 5ª Edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (Flinksampa), no debate sobre “Literatura em Vozes Polifónicas”. No final, Fonseca irá presidir a assinatura do acordo de geminação entre Cidade Velha e a cidade brasileira de Ouro Preto.
Do Brasil, Jorge Carlos Fonseca segue para Portugal, para uma visita de quatro dias. Nas terras lusas, o PR vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Direito de Lisboa, onde foi professor assistente graduado por vários anos.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários