O Conselho Nacional do PAICV agendou para 30 de Março as directas para a eleição do presidente desta força política a ser escrutinado por 34.000 militantes.
Esta informação foi avançada pelo secretário-geral adjunto do PAICV, Jorge Lopes, segundo qual antes da eleição do novo presidente “há um conjunto de acções que têm de ser levadas a cabo.
A renovação dos mandatos de todas as estruturas regionais, sectoriais, seja do território nacional e da diáspora, estruturas autónomas para se ter delegados aos congressos.
Jorge Lopes disse que os delegados ao congresso são eleitos concomitantemente com a eleição directa do presidente do partido, em número de 318, fixados pelo Conselho Nacional, dos quais um total de 144 delegados natos, mais 15 que vêm directamente da JPAI, sendo certo que o congresso vai ter um total 477 delegados, além de convidados e participantes.
O Conselho Nacional determinou que os participantes terão a data limite de 30 de Março para apresentarem as moções de estratégias para o partido e Cabo Verde, e que oficialmente “só serão candidatos a partir do momento que já apresentaram as suas candidaturas”.
O Conselho Nacional decidiu que até o dia 20 de Março todas as eleições regionais e sectoriais, incluindo da JPAI e da Federação das Mulheres terão de ser realizadas para que a 30 de Março realizar-se a eleição directa do presidente do partido, enquanto o congresso fica marcado para os dias 02, 03 e 04 de Maio.
O PAICV já conta com três manifestações de pré-candidatos que já anunciaram as suas candidaturas na imprensa, designadamente os presidentes das câmaras municipais da Praia e de São Filipe, Francisco Tavares e Nuias Silva e do deputado nacional pelo círculo da Europa, Francisco Pereira.
O Conselho, ainda de acordo com Jorge Lopes, enalteceu o trabalho de Rui Semedo na presidência, marcada pela “vivacidade e união do partido” e com a vitória nas mais recentes eleições que fizeram com que o PAICV seja pela primeira vez o maior partido autárquico de Cabo Verde ao conquistar 15 dos 22 municípios.
Comentários
Zé P., 6 de Jan de 2025
Cometeram um erro no nome do presidente da câmara municipal da capital do país, a Praia, que é também cadidato à presidência do PAICV, o Francisco Carvalho, colocaram 'tavares' em vez do 'Carvalho' do Francisco Carvalho.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.