Presidente da Câmara Municipal de São Domingos concorreu com lista única, após desistência, em cima da hora, das candidaturas de Óscar Santos e de Herménio Fernandes.
A Associação dos Municípios de Santiago foi a votos esta terça terça-feira, 13, para a escolha do seu novo presidente, a substituir Franklin Tavares, ex-autarca de São Domingos, interior de Santiago, que não concorreu a um segundo mandato naquele concelho nas eleições autárquicas de 4 de Setembro passado.
Clemente Garcia, actual edil de São Domingos, e que por inerência vinha ocupando o cargo desde a saída de Franklin Tavares, candidatou-se ao lugar, juntamente com mais dois autarcas mas acabou concorrendo sozinho, com uma lista única por causa da desistência à última hora de Óscar Santos, presidente da Câmara Municipal da Praia, e de Herménio Fernandes, edil da Calheta de São Miguel.
A nova direcção eleita fica assim composta por Clemente Garcia, como presidente, coadjuvado por José Soares, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, e Carlos Vasconcelos, autarca de São Lourenço dos Órgãos.
Eleito por mandato de quatro anos, Garcia lidera agora, oficialmente, o grupo que reúne os nove municípios da ilha de Santiago. A data da tomada de posse está ainda por agendar.
Note-se que dos nove concelhos de Santiago só Santa Cruz é do PAICV (Carlos Silva), todos os outros são municípios ganhos pelo MpD, que, de resto, nas autárquicas de 4 de Setembro venceu 18 das 22 câmaras do país.
Comentários