Pub

coronavirus

Cabo Verde acaba de registar o primeiro caso positivo de coronavírus.Trata-se de um turista inglês, de 62 anos, proveniente de Inglaterra, que aterrou no aeroporto Aristides Pereira, na ilha da Boa Vista, no 9 de Março e no dia 16 iniciou um quadro respiratório, com tosse e febre. 

A notícia, ainda não oficialmente confirmada, vem sendo divulgada por alguns jornais que dão conta de teste positivo do Convid-19 a um turista britânico que ficou hospedado no hotel Riu Karamboa, unidade hoteleira que já está submetida a uma quarentena de 14 dias, com com todos os funcionários dentro, como forma de evitar a propagação da doença na ilha e consequentemente no país.

A delegacia de Saúde, segundo avança o Boa Vista no Ar, estará já a preparar alguns apartamentos das habitações do "Casa para Todos", disponibilizados pela Câmara Municipal e pelo IFH, para possíveis casos de isolamento.

A SOS Bubista também lançou na sua página de facebook, uma campanha de recolha de materiais básicos, como colchões, cobertores, fronhas, para ajudar a delegacia de Saúde, na preparação de espaços de quarentena.

"Com este caso prevê-se que a ilha vai ficar isolada por um tempo, isto é, ninguém entra e ninguém sai", prevê o Boa Vista no Ar.

Recorde-que esta quinta-feira, as autoridades de Saúde que deram negativos os casos suspeitos de coronavírus no Município do Porto Novo e de um jovem de 19 anos em Assomada, segundo revela o Diretor Nacional da Saúde.

Artur Correia anunciara antes um total de seis casos suspeitos de coronavírus em Cabo Verde, sendo dois em Assomada, um em São Vicente, estes só relacionados com cabo-verdianos, e dois no Sal e um inglês na ilha da Boa Vista, todos estes turistas. Todos os restantes testes deram negativo, confirmou a Direcção de Saúde ao final da noite desta quinta-feira, 19.

Comentários  

0 # caboforbe$ 21-03-2020 16:33
De quarentena perto de 800 pessoas que compartem a área de refeição que ainda não foi desinfestada como os jardines , o Lobby ,etc . O MS esta esperar q esses 800 pessoas comecem a contaminar-se la dentro !!!!!!! O confinamento não basta ,tem q se atuar ,tem q ser feito os teste ,tem q medir temperatura pra não esperar atuar qdo se manifeste a doença ,tem q evitar-se o contagio entre eles .
Responder
+1 # José Lopes 20-03-2020 10:27
Cidadão britânico. Nós não sabemos se ele é inglês, escocês, galês ou até outra coisa qualquer (por exemplo, descendente de cabo-verdianos mas com nacionalidade britânica).
Responder
+2 # Carlos 20-03-2020 09:54
Já era de esperar sendo um virus altamente contagioso.
Melhores medidas deveriam ser tomadas em relação a Sal e Boa Vista.
Agora resta tomar medidas rígidas em relação a Boa Vista. Existe muita gente de outras ilhas é para ter cuidado nas fugas que vão acontecer sobretudo para Santa Cruz, Santiago, via marítima.
Responder
+2 # Raul Fonseca 20-03-2020 08:10
Porque ainda nao foram suspenso os voos da TUI, sabendo que os ingleses estão com uma taxa de infectados mt alto, ulisses que explique a motivacao do nao encerramento dos voos da TUI
Responder
+3 # caboforbe$ 20-03-2020 02:16
ministro disse em entrevista que foi disponibilizado bom balúrdio para fazer frente ao Corona , que foi recrutado médicos e comprado ventiladores mecânicos ,logo o Gov disponibilizou grana do Fundo Nacional de Emergencia ,então como e' que a Delegacia de Saude de bubista esta sem colchões, cobertores, fronhas,????
Responder
+4 # Elisa Evora Rocha 20-03-2020 01:47
Será que estes funcionários não tem família? Ou seja não foram para casa, não contactaram com ninguém desde dia 9?
Responder