• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Autópsia. Agente José Luis Correia morreu de "hemorragia digestiva alta"
Sociedade

Autópsia. Agente José Luis Correia morreu de "hemorragia digestiva alta"

A Polícia Judiciária emitiu há instantes um comunicado a afirmar que a morte do agente da Polícia Nacional, José Luis Correia, encontrado morto esta quarta-feira em Assomada, foi provocada por "hemorragia digestiva alta", segundo o laudo médico.

A nota da PJ é sucinta: "A PJ através da Secção Central de Investigação de Crimes Contra Pessoas (SCICCP) – Brigada de Prevenção de Homicídios – informa que o resultado da autópsia realizada esta quinta-feira, 21, ao cadáver do agente da Polícia Nacional, José Luís Correia, falecido esta quarta-feira, 20, na cidade de Assomada, Concelho de Santa Catarina, de Santiago, aponta para morte natural, decorrente de hemorragia digestiva alta".

Em termnos clínicos a hemorragia digestiva alta, derivada de cirrose hepática (doença do fígado) ocorre quando a presença de varizes no estômago e no esôfago. Os vasos sanguíneos desses órgãos não estão preparados para receber tamanho fluxo e pressão sanguínea, e podem romper-se espontaneamente.

"As hemorragias digestivas das varizes de esôfago costumam ser dramáticas, com perdas maciças de sangue através de vómitos. O paciente vomita sangue vivo e em grande volume", segundo explica um médico contactado por Santiago Magazine.

Esse volume "anormal" de sangue encontrado junto ao corpo da vítima terá estado na origem da informação dada aos jornais por elementos da PN que foram ao local ainda antes de o cadáver ter sido revirado para investigação, o qual resultou em notícias deste e de outros jornais de que José Luis Correia teria sido baleado, eventualmente, pelas costas. A autópsia, entretanto, veio revelar que se tratou de "hemorragia digestiva alta".

O funeral do agente da PN acontece esta tarde em São Lourenço dos Órgãos.

Sobre a mulher que esta quinta-feira foi encontrada sem vida em Achada Baleia a PJ diz: "A Polícia Judiciária informa, ainda, que o corpo encontrado sem vida esta quinta-feira, 21, na localidade de Achada Baleia, em São Domingos, foi identificado como sendo de Maria Antónia Lobo Andrade, de 44 anos, que se encontrava desaparecida desde ontem, quarta-feira, 20, e que a mesma, que sofria de problemas de epilepsia, teve morte por afogamento".

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação