Pub
Por: Isaías Almeida Varela*

isaias

 

Sou candidato sim, Por São Domingos e com todo orgulho para as próximas eleições autárquicas.

Estou disponível sim para servir o meu concelho - São Domingos, e julgo ser a hora certa para manifestar a minha incondicional disponibilidade para contribuir, de forma efetiva, para o processo de mudança e transformação do Concelho que me viu nascer e crescer.

Aliás, a expressão da minha disponibilidade é mais que um compromisso, é um dever moral enquanto filho deste município. É também um ato de amor e a manifestação firme e convicta de uma vontade incomensurável de querer alçar São Domingos a um outro patamar de desenvolvimento. O estado atual e o ritmo lento de desenvolvimento do meu/nosso município e as insatisfações patentes no olhar, nos gestos e no resguardo dos munícipes me comovem e me tem impelido a agir e a intervir. Estas são, pois, razões de sobra que ao longo do tempo me tem incitado e me deixado cada vez mais inquieto, interpelando-me a posicionar-se e estar à frente dos desígnios do Concelho na definição das prioridades e estratégias de Políticas Públicas e na consecução de um bem-comum (do Concelho em si e das suas gentes).

Eu, Isaías Almeida Varela, filho de Lagoa, subúrbio deste torrão que é nosso, formado em Economia e Gestão, com uma experiência vasta na área adquirida ao longo de várias funções que já desempenhei durante a minha careira profissional, por isso hoje mais do que nunca, me encontro disponível para ser escrutinado ao mais alto nível por cada um dos filhos de São Domingos, convicto de me encontro pronto para SERVIR ao mais alto nível, cada uma das minhas gentes, e quando digo minhas gentes, refiro-me às gentes das 27 localidades de São Domingos.

A HORA É DE MUDAR O RUMO E PÔR FIM AO MARASMO REINANTE NO MUNICÍPIO.

A hora é, sem dúvida, de firmar compromisso. Compromisso sério com São Domingos e com cada um dos seus filhos. Todos, sem exceção, são conclamados a se engajarem nesta empreitada para mudarmos juntos o rumo desanimador que o nosso Concelho vem trilhando e que não nos tem dignificado em nada. E é meu ensejo contar com o apoio de todos os filhos de São Domingos, de Nossa Senhora da Luz a São Nicolau Tolentino sem exceção, militantes, amigos e simpatizantes do partido a que pertenço, o PAICV, Partido cujo apoio espero merecer, bem como de pessoas sem filiação partidária, Congregações Religiosas, Empresários, em suma, de todos aqueles que acreditam que é possível desbravar uma nova trilha, criando uma nova trajetória, enraizada no signo da mudança da qual acredito piamente sermos capazes.

Com efeito, mudar o destino de São Domingos nos próximos embates eleitorais é um IMPERATIVO e isto deve ficar claro para cada Sãodominguense.

É que após 29 anos de municipalismo em Cabo Verde, São Domingos, apesar das suas reconhecidas potencialidades económicas, continua à espera de melhores dias; TUDO POR CULPA DA FALTA DE VISÃO, VONTADE E DA INEFICÂCIA DAS POLÍTICAS DOS SUCESSIVOS GOVERNOS AUTÁRQUICOS, sob a bandeira do MPD, que têm lesado os interesses dos munícipes a todos os níveis.

Deste modo, está claro e é evidente que, em São Domingos, a má racionalização dos ativos existentes, a fraca valorização dos recursos locais, bem como a incorreta alocação das verbas provenientes do Fundo de Financiamento Municipal (FFM) e dos contratos-programa, emana da incorreta definição das prioridades do Concelho.

Por isso, entendemos ser argumento falacioso atribuir o grosso dos problemas por que passa o Concelho hoje, única e exclusivamente à falta de recursos financeiros.

Faltou sim, atitude, ambição e visão para identificar e priorizar estratégias concernentes à conceção e implementação de projetos estruturantes e com fortes impactos na alavancagem e dinamização da economia local.

Por esta e outras razões, disponibilizo-me e comprometo-me a servir unicamente os interesses do Concelho da melhor forma possível, contribuindo para:

- Um desenvolvimento integrado e harmonioso de São Domingos;

- Diminuição das assimetrias existentes, entre as duas freguesias que compõem o Município;

- Incremento da igualdade de oportunidade, através de uma maior aproximação e acessibilidade dos serviços básicos às populações das localidades mais afastadas (vulneráveis/afetadas);

- Fomento de uma repartição mais equitativa de recursos e na priorização das intervenções que poderão contribuir para desencravar ou alavancar as potencialidades especificas de cada localidade da qual merecendo a confiança do meu partido, serão objetos e de forma detalhada da plataforma governativa que darei a conhecer a cada uma das gentes deste Município e que estamos expetantes ser merecedor da confiança de cada um de vós.

Por fim, exorto aos Sãodominguenses a uma análise da situação concreta do rumo que o nosso Concelho tem e vem tomando e apelo a um voto de ESPERANÇA CARREGADO DE CONFIANÇA e de CERTEZA numa equipa que é capaz de ser a força da mudança.

Ora, quando digo mudança, falo essencialmente de mudança de paradigma de gestão consubstanciada numa liderança visionária, revolucionária com objetivos estratégicos claros e focados numa gestão TRANSFORMADORA (com forte impacto social, económico e ambiental), de modo a tornar o Concelho mais ATRATIVO e COMPETITIVO, já assente numa base produtiva consistente e sustentável, criadora de igualdade e oportunidade de rendas e de empregos, que respondam às aspirações das suas gentes.

Assim, estaremos juntos nesta luta para devolvermos a São Domingos a esperança e o lugar que deve ocupar no contexto de desenvolvimento de Santiago, em particular, e de Cabo Verde em geral.

Contem comigo e VIVA São Domingos, VIVA a esperança, VIVA a igualdade de oportunidades!

 

* Pré-candidato do PAICV à Câmara Municipal de São Domingos

Comentários  

+1 # Adilson Monteiro 07-03-2020 23:23
Excelente discurso. Não sou de São Domingos, sou do Fogo e resido em Assomada, gostei do discurso do Dr. Isaías e concordo que São Domingos a semelhança de São Filipe no Fogo, do Tarrafal de Santiago não têm acompanhado a dinâmica de Desenvolvimento que se verifica nos outros municípios do país e uma mudança de direção autárquica configura no atual momento com o uma opção estratégica para o Desenvolvimento do concelho. Força Dr. Isaías. CABO VERDE EM PRIMEIRO LUGAR.
Responder
+1 # Carlos Frederico 07-03-2020 11:33
Ótimo Isaías.
MPD gere Câmara de São Domingos desde de nascimento do meu codê que agora completa 26 anos. É demais. Desta vez é mudança de Partido e de visão de desenvolvimento.
Conta com família Frederico.
Responder
0 # João Paulo Ferreira 07-03-2020 10:45
O problema, Dr Isaías, é que nenhum candidato que faz a sua apresentação através deste jornal ganha eleições. Deveria antes o Dr ir ao torrão e falar às pessoas e só depois neste jornal.
Responder
+3 # António Pereira 07-03-2020 10:12
Excelente visão de desenvolvimento.
Realmente, 26 anos sem alternância é demais.
Votei sempre no MPD em São Domingos, más dja txiga ora di muda rumo, pamodi, ku MPD São Domingos ka ta muda.
Isaías é um jovem sério, até npensaba má era di MpD, pamodi si djentis. Parsem mé bom escolha. Mi djan skodjel dja.
Obrigado Isaías. Conta ku mi i tudo nhas familiares.
Responder
0 # Jose Furtado 07-03-2020 09:43
Muito bem. É uma demonstração do ato da cidadania necessária para o desenvolvimento do espírito democrático.
Lutar pelos interesses do concelho e das suas gentes é uma nobreza. A entrega é total. Gostei do discurso. E não tenho dúvida da sua aplicabilidade. Sei que é capaz ISAÍAS.
Força e S.Domingos todo consigo.
Abraço.
Responder
0 # Airton Mendes 07-03-2020 08:35
Eu sei que os familiares de Isaias e do MPD e espero que eles entendam que o que esta em jogo nao e os partidos politicos mas sim o destino de sao domingos. O meu voto e para Isaias porque este Clemente nao serve nem com a clemencia. Saia e va terminar o seu dotoramento que e o seu principal objectivo de estar aqui em Sao Domingos. Votarei em ulisses nas legislativas , mas autarticas eu, meus filhos vao dar uma nova chance ao Isaias.
Responder
0 # Teresa Semedo 07-03-2020 08:29
O principal culpado da situacao que se encontra o Cooncelho de Sao Domingos e aquela populacao teimosa, porque mesmo sabendo que o actual presidente nao esta a fazer nada ainda a pessoas em insistir que MPD alternativa em Sao Domingos. Se voces passaram 26 anos em votar num partido so por capricho sem pensar em consequencia ou futuro e porque voces nao gostem do vosso concelho mas sim do vosso partido. Agora e o momento ideal de mudar, mas mudar para melhor se nos proximos 4 anos nao der resultado mudaremos de candidado. Porque voces nao mudaram de partido durante 26 anos. Entao nao rwclaman de nada .
Responder
0 # Antonio Pedro 07-03-2020 08:22
Excelente visao de desenvolvimento. Sou de Sao Domingos e nas ulimas eleicoes autarticas votei no prof. CLEMENTE GARCIA pensado que com o MPD no poder Sao Domingos poderia estar ao pe de ivualdade com outros Concelho, talves se ficasse o Franklin Tavares o Concelho estaria nelhor. Nos ultimos 3 anos dinheiro e que nao falta em Sao Domingos. Ago onde foram parar o dinheiro publico ? Ninguem sabe, ou sabem e fiquem calado. Porqur e nas obras e na populacao podemos constatar que quase nada surtiu efeito. Temos que por em mente que o que esta em jogo e a nossa vida o nosso futuro e nao do MPD, PAICV. UCID OU PP mas sim o futuro do nosso concelho e nossos filhos . A cada 4 anos que votamos errado e mas um atraso para nos e nosso Concelho. Desta vez este vou votar neste candidato; nao o conheco bem, mas pelas informacoes e um excelente candidato, serio e honesto capaz de tirar Sao Domingos desse martirio. O MPD que me desculpe , agora nao e hora de eacolher o partido. Os candidatos do MPD ja tiveram as suas chances de mostrarem as suas capacidades mas nao aproveitaram por falta de visao ou talvez maldade mesmo. Ou pensar que Sao Domingos as pessoas nao raciocinem. Conte com migo Isaias .
Responder