• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Primeiro “festival de inovação” arranca segunda-feira na Praia para mostrar o dinamismo do sector em Cabo Verde
Economia

Primeiro “festival de inovação” arranca segunda-feira na Praia para mostrar o dinamismo do sector em Cabo Verde

A Cidade da Praia acolhe a partir de segunda-feira, 06, o primeiro festival de inovação designado de “Cheetat Generation” para dar ênfase ao empreendedorismo e mostrar o dinamismo do sector da inovação em Cabo Verde.

O evento, que tem a duração de cinco dias, é promovido pela Cheetah Start, organização não governamental que apoia e celebra o crescimento do ecossistema de startups e inovação no país em parceria com outras organizações.

De acordo com o director executivo da Cheetah Star, Samir Pereira, a Cheetah Generation unificar a comunidade de empreendedores e startups, estabelecer conexões duradouras, parcerias e colaborações e elevar e valorizar o sector atraindo investidores e visionários e celebrar e mostrar ao mundo o que a comunidade tem de melhor nesse ramo.

“Nós sabemos que Cabo Verde ainda precisa dar passos largos nesse sector, mas acreditamos que estamos a fazer alguma coisa e que devemos celebrar essas pequenas vitórias que vamos conquistando”, disse Samir Pereira.

Serão cinco dias de várias actividades que reúnem empreendedores, startups, investidores e visionários.

“Com uma agenda repleta de encontros, palestras e workshops, o evento tem como objectivo unir e destacar a comunidade empresarial vibrante, promovendo o conhecimento, desenvolvimento e a inclusão de todos os participantes no ecossistema empreendedor”, realçou o director executivo da Cheetah Star.

A conferência inaugural, marcada para as 17:00 de segunda-feira no centro de convenções da Universidade de Cabo Verde, após ao acto de abertura, terá como tema central “Inovação Tecnologia e a Debilitação”, seguida ‘Ignite talks’ intitulado “pronto para ser inspirado”, com diferentes oradores, desde jornalistas, desportistas, designer e outras pessoas com diferentes background.

Segundo Samir Pereira, no dia 07, segundo dia do evento, acontece o inovador “Ecosystem Tour”, que através de visitas vai permitir aos participantes descobrir as instituições-chave que apoiam o empreendedorismo no país, oferecendo uma perspectiva única dos bastidores.

No mesmo dia será lançada a “Plataforma Startup Cabo Verde”, considerado um marco para a comunidade empresarial nacional e uma ferramenta indispensável para futuros empreendedores.

“É uma plataforma que vai permitir fazer tanto o mapeamento daquilo que são os players, as entidades que estão ligadas dentro do ecossistema do empreendedorismo, mas também vão permitir criar toda uma ligação permitindo que essas entidades estejam em contacto. Funciona como uma rede social que permite a cada um criar seu próprio perfil”, explicou.

Para o terceiro dia está prevista uma masterclass sobre empreendedorismo, a ter lugar na Uni-CV, e aula magna sobre a sustentabilidade no auditório do Banco de Cabo Verde, devendo o dia terminar com o “Presid Talk” com o tema o “Inovação Política em Cabo verde”.

Uma actividade também realizada no auditório do BCV e que reúne à mesma mesa os três últimos Presidentes da República de Cabo Verde, designadamente o actual presidente, José Maria Neves, e os ex-presidente, Jorge Carlos Fonseca e Pedro Pires.

“Nós quisemos trazer essa inovação fora do contexto do empreendedorismo para mostrar que a inovação acontece também em outros campos. E a inovação na política tem muito a ver com a participação cívica, participação do cidadão, mas também muito a ver com aquilo que é diminuição da desigualdade do equilíbrio social e ver como é que as tecnologias, as diferentes iniciativas conseguem de alguma forma contribuir para isso”, explicou.

Jogos electrónicos, mesa redonda, torneio de programação, exposição de startups, workshop de investimento para investidores e para startups são outras actividades que fazem parte do programa do festival da inovação.

Partilhe esta notícia