Livro "Scripta ecclesiastica: A diocese de Cabo Verde nos arquivos europeus (1835-1859)" é lançado este domingos nos Picos e segunda-feira na Praia
Cultura

Livro "Scripta ecclesiastica: A diocese de Cabo Verde nos arquivos europeus (1835-1859)" é lançado este domingos nos Picos e segunda-feira na Praia

O lançamento da obra, da autoria do Doutor Jairzinho Lopes Pereira, acontece este domingo, 5 de novembro, pelas 10h30mn, no Centro Paroquial de São Salvador do Mundo, nos Picos, e estará a cargo do jurista e professor Mário Ramos Pereira Silva.

Segundo uma nota chegada à redação de  Santiago Magazine “Scripta ecclesiastica: A diocese de Cabo Verde nos arquivos europeus (1835-1859), inaugura a coleção “Os Mundos da História. Raízes do Historiador” do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra”.

O livro é, segundo a mesma fonte, “um primeiro volume enquadrado num projeto editorial mais amplo que tem como propósito primeiro a publicação da documentação sobre a história eclesiástica e religiosa de Cabo Verde preservada nos arquivos europeus, com particular enfoque nos arquivos públicos e privados em Portugal e no Vaticano.”

Com esta empreitada prevê-se a publicação de 12 volumes.

O livro foi concebido para servir uma audiência internacional. A introdução foi escrita em português e em inglês e cada documento transcrito e editado neste volume é precedido de um sumário nas duas línguas.

O lançamento de Scripta ecclesiastica: A diocese de Cabo Verde nos arquivos europeus (1835-1859) segue no dia 6 de novembro, às 17h30mn, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, desta vez com a apresentação a cargo do Padre António Ferreira (Ima).

Jairzinho Lopes Pereira é licenciado em História pela Universidade de Coimbra, mestre em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais da Katholiek Universiteit Leuven (Bélgica) e doutorado em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia). É investigador no departamento de História da VID Specialized University, em Stavanger, na Noruega. É “Investigador Estrangeiro Associado” do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

As principais áreas de interesse e investigação do autor são: Teologia Patrística, Reformas do século XVI; as relações entre a Igreja Católica e a Escravatura em África, com destaque para a Angola, o Congo Belga e Cabo Verde; Teologia política; História da Igreja em Cabo Verde.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.