MCA-CV II precisa de cerca de 9 milhões de dólares para concluir os projectos do II Compacto
Economia

MCA-CV II precisa de cerca de 9 milhões de dólares para concluir os projectos do II Compacto

O Millennium Challenge Account Cabo Verde (MCA) vai solicitar ao Millennium Challenge Corporation (MCC) 8 milhões 873 mil e 592 dólares para a conclusão dos projectos do II Compacto, que termina em Março de 2018.

O anúncio foi feito pelo director de Unidade de Gestão do Millennium Challenge Account – Cabo Verde II, Hélder Santos, que falava à Inforpress sobre os pontos da 20ª reunião do Conselho Coordenador do MCA-Cabo Verde II, que decorrerá na próxima sexta-feira, 08, na Cidade da Praia.

“A nível financeiro, estamos a solicitar verba para todo o período que falta para a conclusão do II Compacto, em Março de 2018”, explicou, frisando que os cerca de 9 milhões de dólares vão servir também para pagar todas das despesas do compacto e que, dos 66.2 milhões de dólares disponibilizados a Cabo Verde, serão gastos 98% do total.

Hélder Santos adiantou que durante encontro será feita a apresentação do relatório das actividades realizadas no terceiro trimestre e das acções a serem implementadas de Outubro a Dezembro deste ano.

Entretanto, garantiu que o projecto de Água, Saneamento e Higiene (WASH) encontra-se “praticamente concluído, faltando apenas finalizar algumas infra-estruturas”.

Por outro lado, o projecto de Gestão de Propriedades para a Promoção do Investimento (LAND), implementado nas ilhas do Sal, Boa Vista, São Vicente e Maio encontra-se na fase final da clarificação dos direitos e dos limites de todos os prédios existentes nas quatro ilhas.

No MCA- CV II, o Governo dos Estados Unidos da América disponibilizou ao Governo de Cabo Verde 66.2 milhões de dólares para execução de projectos que contribuem para o crescimento económico e redução da pobreza.

São membros do Conselho Coordenador do MCA-CV II, os ministros das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, da Justiça e Trabalho, Agricultura e Ambiente, Economia e Emprego, representantes do Gabinete do Primeiro-Ministro e do Ministério das Relações Exteriores.

Do elenco dos membros constam ainda os presidentes da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, do Conselho Superior das Câmaras de Comércio, da Câmara do Turismo e da Plataforma das ONG.

A reunião do Conselho Coordenador Millennium Challenge Account Cabo Verde vai decorrer esta sexta-feira, na Cidade da Praia, partir das 9 horas, e será presidida pelo ministro das Finanças, Olavo Correia.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.