O administrador da EDEC disse hoje que os sucessivos cortes de energia que, nos últimos dias, afectaram a cidade da Praia vão prolongar-se até domingo, face a avarias em dois geradores de maior potência.
Os dois grupos fora de serviço, sublinhou Antão Cruz, têm uma capacidade de 22 megawatt numa altura agravada com a baixa da produção eólica em dois ou três MW de uma capacidade total de 11 possíveis do Parque de Energia Eólica na cidade da Praia.
Conforme avançou, a Empresa de Distribuição de Electricidade (EDEC) teve registo de avaria em um grupo de gerador, o que obrigou à sua reparação, mas que nos últimos dias a situação foi agravada com uma outra perda, anteontem, num segundo grupo de maior potência da Central de Palmarejo, que limita a disponibilidade da empresa.
“Nós não temos disponibilidade em menos dois, como é natural, portanto encontram-se neste momento em processo de reparação”, explicou Antão Cruz, sublinhando que o processo para a reparação deste segundo gerador está a revelar-se mais complicado do que inicialmente previsto.
Isto porque a EDEC previa solucionar o problema em algumas horas mas, após uma primeira reparação, constatou-se que alguns parâmetros de funcionamento não eram o ideal, face à elevação da temperatura ao nível dos gazes de escape.
Esclareceu que não se trata de uma questão de manutenção, mas sim “operacional”, afiançando que o primeiro gerador está em manutenção em decorrência de uma avaria que implica algum cuidado e investimento em termos de peças.
Cruz afirmou que a EDEC recorreu a uma empresa que dá suporte, mediante o contrato de manutenção, para solucionar esta “avaria de algum nível de recursos e técnicos” com recurso a equipamentos especializados, à maquinação e o próprio motor, pelo que pretende ter o grupo totalmente operacional na primeira semana ou início de Agosto.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine