• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Gamboa 2019. MC Tranca Fulha retirado do cartaz
Cultura

Gamboa 2019. MC Tranca Fulha retirado do cartaz

Câmara Municipal da Praia justifica decisão alegando pressões contra o artista mais solicitado e controverso do momento, o MC Tranca Fulha. O produtor, Daves Soares de Carvalho, está estupefacto.

O MC Tranca Fulha, previsto para actuar nesta edição do Festival da Gamboa, foi retirado do cartaz à última hora, por pressão de “pessoas do poder”, segundo sua empresa produtora, a DNA Produções.

O artista, conhecido sobretudo pela música Tranca Fulha, que faz alusões sexistas, já tinha sido aceite e aprovado pela comissão organizadora do festival para actuar no Gamboa Jovem, um público mais adepto dessa batida bem na moda em Cabo Verde e na Diáspora. Mas à última hora, a Câmara Municipal da Praia resolveu retirar o músico do cartaz, sem explicação condizente.

Ao Santiago Magazine, a sua manager e produtora, DNA Produção, mostra-se claramente surpreendido e manifestamente insatisfeito. “Estava tudo programado, o MC Tranca Fulha, deveria actuar no domingo no Gamboa Jovem, e não no Gamboinha, mais virado para crianças. Ora, estava certo e aprovado pela CMP que ele iria cantar para um público seu, logo, sem nenhum atentado ao pudor ou mensagem inadequada para crianças”, diz Daves Carvalho, que fala em censura contra MC Trabca Fulha..

O produtor afirma que a própria Câmara Municipal da Praia, através do seu departamento de Cultura, que lhe informou sobre a retirada de MC Tranca Fulha do cartaz da Gamboa. Isto depois de já ter publicitado nas rádios e televisões a presença de Tranca Fulha no certame. “A Câmara, que aprovou de pronto a actuação do músico, voltou atrás, afirmando que houve pressão de pessoas acima para que o MC fosse retirado do programa”, continua Carvalho, dono da DNA Produções.

Mais do que isso, acrescenta o produtor, o MC Tranca Fulha estava em digressão pela Europa e teve de suspender os espectáculos para poder actuar no Gamboa. Depois de Portugal, onde entrou num caixão, e de França, aparecendo em palco numa gaiola, o polémico artista tinha actuações agendadas para outros países europeus. “Ele perdeu dinheiro em show2s na Europa só para poder estar no Gamboa, mas tiraram-no do cartaz depois de já o terem. Não entendo!”!

Santiago Magazine tentou ouvir a versão da Câmara Municipal da Praia sobre este recuo, mas as nossas tentativas forma infrutíferas.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação