Djam Neguin traz “Exercícios para ficcionar Cabral” a Lisboa no Centro Cultural de Cabo Verde
Cultura

Djam Neguin traz “Exercícios para ficcionar Cabral” a Lisboa no Centro Cultural de Cabo Verde

O artista cabo-verdiano Djam Neguin apresenta hoje, em Lisboa, a conferência-performance “Exercícios para ficcionar Cabral”, um terceiro objecto artístico inspirado nas suas criações anteriores, com um olhar sobre o legado de Amílcar Cabral.

A apresentação no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) parte dos processos criativos da peça sonora “REGRESSUS” e do espetáculo “Ami.lcar”, em que Djam Neguin constrói uma experiência única que explora a reciclagem, regeneração e sustentabilidade sob uma perspectiva ecológica cabralista.

De acordo com o CCCV, a obra revisita ideias que ficaram de fora das criações anteriores, o que poderia ter sido e aquilo que já é, ressignificando-as através de uma abordagem multidimensional.

Conforme a mesma fonte, a performance funde palavra e gesto, audiovisual e sensorial, inteligência artificial e virtualidade, conectando essas dimensões com a tecnologia do encontro, da presença e dos afectos.

“O evento promete oferecer ao público uma experiência imersiva e reflexiva, celebrando a visão e os valores de Amílcar Cabral, figura central na luta pela independência das colónias africanas e um dos mais influentes pensadores do século XX”, garantiu a organização.

“Exercícios para ficcionar Cabral”, que começa a partir das 19:00 (18:00 em Cavo Verde), integra as celebrações do centenário de nascimento de Amílcar Cabral, comemorado em 2024 e o evento destaca o impacto duradouro de Cabral na promoção da justiça social, autodeterminação e regeneração cultural.

Esta conferência-performance é fruto de parcerias e apoios de diversas entidades, incluindo o Teatro do Bairro Alto, Espaço do Tempo, ALKANTARA, Estúdios Victor Córdon, ACCA e Estufa Plataforma Cultural.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.