A 1° edição do “Tomázia Festival” terá lugar no próximo dia 12 de Maio, “Dia das Mães”, nos Países Baixos, bem como vários outros países de acolhimento da nossa emigração.
O festival, promovido pela associação “Um bom dia feliz”, surge como uma homenagem da comunidade cabo-verdiana local, a uma das figuras mais importantes da sua comunidade, que faleceu durante a pandemia.
A Tomázia Neves Teixeira, durante décadas, promoveu a cultura caboverdiana e defendeu os interesses da comunidade face às entidades Holandesas.
Sempre lutou pelos direitos de igualdade e oportunidade das Mulheres caboverdianas na Holanda.
Foram várias as actividades que se envolveu: foi Professora, locutora de rádio, promotora de eventos culturais e mais do que tudo, inspirou várias gerações de caboverdianos no país.
Era visto por todos como uma Mulher de fibra, honesta, generosa, afável...os adjectivos serão poucos para descrever a sua grandiosidade.
Dificilmente haverá uma nova "Tomázia", neste século. Será sempre um Orgulho Nacional para todos os que conviveram com ela.
Tomázia, onde quer que estejas…
FORTE APLAUSO
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários