INPS confirma investigação contra Diretora Financeira por uso indevido de cartão de crédito da empresa
Sociedade

INPS confirma investigação contra Diretora Financeira por uso indevido de cartão de crédito da empresa

A Comissão Executiva do Instituto Nacional de Previdência Social - INPS divulgou um comunicado confirmando que está em curso uma investigação contra a Diretora Financeira por uso indevido do cartão de crédito da empresa.

Após a divulgação do assunto pelo Santiago Magazine, o INPS esclareceu que, no mês de maio deste ano, foram identificadas irregularidades no uso do cartão corporativo, por meio do sistema de controlo estabelecido para esse fim. Foram constatadas movimentações não reconhecidas e não autorizadas, totalizando aproximadamente 300.000 escudos, valor que foi integralmente reembolsado na mesma ocasião.

O cartão em questão possui, segundo a nota, um regulamento específico que determina o seu uso exclusivo para pagamentos internacionais devidamente autorizados.

Diante desses fatos, e sob a orientação da Comissão Executiva do INPS, continuou a mesma fonte, foram tomadas medidas junto ao banco e internamente.

Além disso, foi emitido um despacho para a criação de uma comissão responsável pela investigação dos acontecimentos e, conforme a mesma nora, os resultados apontaram indícios de infração disciplinar.

Dessa forma, visando apurar a responsabilidade disciplinar, o INPS avançou que foi instaurado um processo disciplinar, cuja instrução foi delegada a um escritório de advocacia externo ao Instituto.

A Comissão Executiva ressaltou ainda que os mecanismos internos de controlo funcionaram plenamente e todos os procedimentos foram seguidos para esclarecer as responsabilidades no ocorrido.

O INPS reforçou também na mesma nota que se pauta pelos princípios de responsabilidade pública e transparência e tranquiliza seus contribuintes, beneficiários e a sociedade em geral.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.