O Ministério da Saúde acaba de anunciar o registo de mais 21 novos casos positivos de Covid-19 no concelho da Praia e um no Hospital Ramiro Figueira, na ilha do Sal, aumentando para 458 o total de casos acumulados no país desde 19 de Março.
O concelho da Praia volta a chegar às duas de dezenas de casos positivos do novo coronavírus num só dia, apenas 48 horas depois do fim do Estado de Emergência. Os 21 infectados, anunciados esta manhã pelo Ministério da Saúde, foram encontrados a partir de análises feitas ontem, 31 de Maio, a 74 amostras, sendo que 20 eram do controlo de doentes em seguimento.
Também na Praia foram feitos mais 15 exames de controlo de doentes em seguimento, cujos resultados se mantiveram positivos, pelo que continuam em isolamento.
Nota de destaque também para a ilha do Sal, que regista pela primeira vez um caso positivo local, no Hospital Ramiro Figueira, depois de ontem ter sido confirmado que a grávida que foi transferida da ilha do aeroporto para São Vicente testou positivo ao novo coronavírus, mas conta para as estatísticas da ilha do Porto Grande.
Em relação a este caso, aliás, o Ministério da Saúde está a identificar os possíveis contactos, tendo colocado já em quarentena 19 pessoas no Sal e 119 em São Vicente, aqui incluindo os próprios profissionais de saúde que atenderam a mulher salense.
De acordo com os dados hoje divulgados havia um segundo caso suspeito no Sal que deu negativo. Também acusaram negatividade à Covid-19 mais três amostras chegadas do concelho do Tarrafal de Santiago e outras três da Ribeira Grande de Santiago. Estão seis amostras pendentes.
Cabo Verde, segundo dados oficiais, conta agora 458 casos acumulados de Covid-19 desde de 19 de Março, e a nota do Ministério da Saúde não fala hoje em qualquer caso recuperado. O comunicado lembra que as pessoas que puderem devem permanecer em casa, notando que, no caso da Praia, o principal epicentro da pandemia, continuam a ser realizados testes rápidos gratuitos para detecção de anticorpos em diversos bairros.
Comentários