• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Tarrafal: Deputados do PAICV dizem-se “satisfeitos” com desenvolvimento do município
Política

Tarrafal: Deputados do PAICV dizem-se “satisfeitos” com desenvolvimento do município

Os deputados do Grupo Parlamentar do PAICV demonstraram-se hoje satisfeitos com o nível de desenvolvimento do município do Tarrafal, principalmente com a “quantidade de obras” em andamento.

Esta satisfação foi demonstrada em declarações à imprensa pela porta-voz do grupo, Eveline Ramos, no decorrer de uma visita descentralizada a este município do interior de Santiago, com o objectivo de constatar in loco a dinâmica de desenvolvimento do concelho.

Nesta visita, os deputados fizeram uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal de Tarrafal, assim como visitaram as obras de requalificação da zona de Ribeira das Pratas, requalificação do Largo de Santo Amaro e as obras de construção do Polidesportivo de Monte Iria.

Ao verificar in loco estas obras, Eveline Ramos declarou que o grupo sairia do Tarrafal “satisfeito”, realçando que o município se encontra em construção e que há obras em quase todos os locais do concelho, obras essas que dignificam o município.

Neste quesito, enalteceu o esforço da equipa camarária, sublinhando que esta “está a cumprir com o seu objectivo, apesar de ter um Governo que “bloqueia o máximo a autarquia”.

Quanto ao alegado bloqueio, justificou que este encontra-se espelhado no orçamento para o Fundo de Financiamento Municipal do Tarrafal, que é um dos municípios que não vai beneficiar do aumento do fundo de financiamento, mas que a autarquia tem se esforçado para cumprir aquilo que prometeu aos munícipes.

Estas obras e outros trabalhos sociais que estão a ser desenvolvidos no município, segundo a porta-voz, incentivam os tarrafalenses de forma a contribuírem para o desenvolvimento do concelho, sendo esse o foco da equipa camarária.

Sobre as obras no Largo do Santo Amaro, destacou que estão orçadas em mais de 48 mil contos, financiadas pela câmara municipal, e que estas vão dignificar e dar visibilidade ao trabalho religioso que é feito no concelho, além de atrair mais turistas, e criar melhores condições aos peregrinos.

Por seu turno, o presidente da câmara, José dos Reis, demonstrou a sua satisfação em receber a visita dos parlamentares no município, sobretudo nesta quadra festiva de Nhu Santo Amaro Abade, “uma das maiores festas religiosas de Cabo Verde”.

Segundo o autarca, o grupo veio testemunhar aquilo que tem sido a transformação do município, as últimas realizações por parte da câmara municipal, enaltecendo a importância das obras da requalificação do Largo de Santo Amaro.

Esta obra, conforme sublinhou, vai contribuir para a promoção do Tarrafal, justificando que associada a estas obras de requalificação vai ter uma estátua de Santo Amaro na fontenária, que “vai ser um ponto de visita no município”.

José dos Reis destacou também que o forte desta obra é que está a ser feita com o aproveitamento da matéria-prima local, trabalhando com menos quantidade de pré-fabricado possível.

Essa obra se encontra enquadrada dentro de um pacote de três grandes projectos, a requalificação do largo de Santo Amaro Abade, o projecto de criação da rua pedonal, comércio, cultura e lazer do Tarrafal e o projecto de requalificação do Centro Histórico de Mangui, projectos estes que vão ser concluídos todos em 2024.

E o objectivo deste pacote é “tornar Tarrafal cada vez mais num município mais aberto ao mundo, um município moderno, atractivo, pujante, competitivo, com qualidade de vida e igualdade e oportunidade para todos”.

O autarca destacou também o importante papel dos emigrantes nesse processo de desenvolvimento e transformação do município, informando que neste momento, estão com cerca de seis empreendimentos turísticos em construção, todos investimentos.

Para finalizar, o autarca pede aos munícipes para continuarem a acreditar no Tarrafal, justificando que hoje é um município que está a caminhar para um novo horizonte do futuro, um município que está a convidar as pessoas para investirem e trazer valor acrescentado.

Partilhe esta notícia