Semana da República.JPAI reafirma que não foi convidada pela Presidência da República
Política

Semana da República.JPAI reafirma que não foi convidada pela Presidência da República

A polémica instalada entre a Juventude do PAICV e a Presidência da República conhece novos desenvolvimentos, com a JPAI a reafimar não ter sido convidada para participar na Semana da República, um evento que já vem de 2012 e que é realizado por ocasião de 20 de Janeiro.

A JPAI diz que não foi convidada e a Presidência da República, por sua vez, diz que convidou sim, mas através da estrutura local – ou seja através da JPAI – Praia, na pessoa de Osvaldino Semedo.

E é aqui é que as coisas não estão a bater entre as duas instituições.

Para a JPAI a atitude da Presidência da República é estranha, na medida em que é público a existência de uma estrututura nacional desta associação juvenil, que inclusive superintende a todas as outras estruturas locais, do ponto de vista orgânico e funcional.

“Sendo o Encontro Nacional da Juventude, um evento de caris nacional, no qual, estiveram presentes organizações juvenis de todos os quadrantes, estranha-se o facto do convite para a participação da Juventude do PAICV no referido encontro ter sido endereçado a uma estrutura local, a JPAI-Praia, e não à sua Direção Nacional que responde em nome de toda a organização, a Juventude do PAICV – JPAI. Portanto, sendo o evento de caris nacional o convite devia ter sido endereçado á Direção Nacional da JPAI, que responde para as questões de caráter nacional”, Lê-se na nota de imprensa da JPAI

Aqui vai na íntegra a nota de imprensa da JPAI.

“COMUNICADO DE IMPRENSA 

ASSUNTO: ESCLARECIMENTO AO COMUNICADO DE IMPRENSA EMITIDO PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Após o comunicado da Presidência da República sobre o assunto em pauta, impõe-se prestar os seguintes esclarecimentos:

A democracia assenta-se no confronto de ideias e da preservação das liberdades de pensamento e expressão. É entendimento da Juventude do PAICV que a solicitação de esclarecimentos neste caso não se afigura de forma alguma a desrespeito ao maior órgão de soberania nacional, o Presidente da República;

Sendo o Encontro Nacional da Juventude, um evento de caris nacional, no qual, estiveram presentes organizações juvenis de todos os quadrantes, estranha-se o facto do convite para a participação da Juventude do PAICV no referido encontro ter sido endereçado a uma estrutura local, a JPAI-Praia, e não à sua Direção Nacional que responde em nome de toda a organização, a Juventude do PAICV – JPAI. Portanto, sendo o evento de caris nacional o convite devia ter sido endereçado á Direção Nacional da JPAI, que responde para as questões de caráter nacional;

 Acreditamos que os profissionais da Presidência da Republica têm pleno conhecimento de como se processam as articulações oficiais com as demais instituições e organizações da república, daí não entendermos o ocorrido;

Em novembro de 2017 a Direção Nacional da JPAI recebeu um convite (ver foto no anexo) para participar num ciclo de conferências no Salão Beijing, promovido, também, pela Presidência da República. Assim, não se compreende que para este encontro o convite tenha sido endereçado a uma estrutura local e não nacional;

É de domínio público quem são os membros oficiais da JPAI a nível nacional e concelhio.

Portanto, reiteramos que nenhum órgão oficial da JPAI e nem nenhum elemento da direção (nacional ou concelhio) com pleno direito de exercer qualquer função nesta instituição recebeu um convite para participar no Encontro Nacional da Juventude.

Ainda, gostaríamos de frisar que a Juventude do PAICV é uma organização política formada por jovens comprometidos, de todos os concelhos do país e da diáspora, com um percurso notório e contribuições consistentes para o engrandecimento e empoderamento da juventude do país.

Temos feito intervenções e análises sérias sobre os principais problemas que afetam a nossa juventude e que exigem uma resolução imediata para inverter o panorama atual difícil da maior camada social do país.

Mais uma vez, a Juventude do PAICV parabeniza a realização do Encontro Nacional da Juventude e sua dimensão naquilo que poderão ser as contribuições que as várias associações juvenis cabo-verdianas presentes puderam prestar para a consolidação do processo de desenvolvimento e democracia de Cabo Verde.

JUVENTUDE DO PAICV – JPAI”

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.