A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) reúne-se a partir de hoje no seu XVIII Congresso na Academia, Jotamont, em São Vicente, para eleger novo presidente que vai substituir António Monteiro no partido.
Segundo a vice-presidente da UCID, Dora Pires, o Congresso decorre até domingo e prevê-se a participação de cerca de 200 congressistas, dos quais 90 de São Vicente, 41 de Santiago, 15 de Santo Antão, 13 do Sal, cinco do Fogo e os restantes das outras ilhas, além da diáspora.
A mesma fonte assinalou que este momento a única lista que se disponibilizou para se candidatar à liderança do partido é a encabeçada por João Santos Luís.
João Luís, que é um dos vice-presidentes do partido, entrou na UICD em 2003, a convite do actual presidente António Monteiro, a quem deverá suceder, após 12 anos consecutivos à frente do partido.
O militante Edson Ribeiro, que tinha anunciado a sua candidatura em Dezembro de 2021, anunciou, há poucos dias, a sua desistência alegando que “não estão criadas as condições” para uma disputa “democrática e de igual para igual”.
Actualmente, António Monteiro é presidente da UCID, cargo que ocupa há cerca 12 anos.
Comentários