• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
José Maria Neves inicia sexta-feira primeira visita oficial à Guiné-Bissau
Política

José Maria Neves inicia sexta-feira primeira visita oficial à Guiné-Bissau

O Presidente da República, José Maria Neves, inicia sexta-feira uma visita oficial de três dias à Guiné-Bissau, a primeira desde que tomou posse, há um ano, seguindo depois para o Senegal.

De acordo com uma nota da Presidência da República, esta visita oficial insere-se “no quadro das relações históricas, de fraternidade, políticas e culturais” que unem Cabo Verde ao “país irmão” da Guiné-Bissau.

O chefe de Estado de Cabo Verde, que tomou posse em novembro de 2021, será acompanhado na visita a Bissau pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.

“Visando reforçar os laços de cooperação e de amizade que alicerçam as relações entre os dois povos e países que juntos trilharam os caminhos para a independência e a soberania”, explica a nota da Presidência da República, sobre a visita oficial de três dias.

Na tarde de sexta-feira, de acordo com o programa a que a Lusa teve acesso, logo após a chegada a Bissau está previsto um encontro restrito entre José Maria Neves e o homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, no Palácio da República, seguido de um encontro entre as delegações dos dois países e de uma declaração conjunta à comunicação social.

“Momento em que serão passadas em revista as principais questões das relações bilaterais, bem como da nossa sub-região, mormente tendo em conta que a Guiné-Bissau assegura a presidência em exercício da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental]”, acrescenta a nota.

No sábado, José Maria Neves vai proferir uma conferência na Escola Nacional de Administração sobre o tema “Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento” e à tarde reúne-se com o primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam. Vai ainda visitar as obras de reabilitação das ruas da cidade de Bissau, acompanhado por Umaro Sissoco Embaló, antes de reunir com a comunidade cabo-verdiana radicada no país.

No domingo está prevista a visita do Presidente cabo-verdiano à fábrica de processamento de castanha de caju do grupo Santy Comercial e durante a tarde José Maria Neves vai reunir-se com as direções dos principais partidos guineenses: Madem-G15, PRS e PAIGC.

A partida de Bissau está prevista para segunda-feira, com destino ao Senegal, aonde José Maria Neves participa, com uma intervenção no mesmo dia, na oitava edição do Fórum Internacional Dakar Sobre Paz e Segurança em África, antes de regressar, ao final da tarde, à Praia.

Partilhe esta notícia