O Presidente da República, José Maria Neves, que se encontra nos Estados Unidos da América, naquela que é a sua primeira Presidência da Diáspora, foi recebido pela vice-Governadora do Estado do Connecticut, Susan Bysiewicz, na State House, em Hartford. O encontro aconteceu na tarde de sexta-feia, 31 de Março.
Conforme um comuincado da Presidência da República, a "calorosa receção" contou com a presença da primeira Senadora norte-americana de ascendência cabo-verdiana, Marlyn Moore, e de representantes do Estado e da comunidade cabo-verdiana, que se estima em cerca de quatro mil.
Ainda segundo a mesma fonte, o Chefe de Estado foi agraciado com duas Proclamações, além de uma Citação pelas Organizações Comunitárias de senadores e representantes estatais.
Jose Maria Neves ressaltou, na ocasião, a participação dos cabo-verdianos nos grandes momentos da História dos Estados Unidos, enquanto uma comunidade que cedo chegou àquele país e logo abraçou a luta pelos ideais que sustentam a própria Declaração da Independência.
José Maria Neves estará desde ontem, 31 de Março, a cumprir uma “intensa agenda” junto às comunidades em Massachusetts, Rhode Island e Connecticut, além de encontros com autoridades locais, nomeadamente Mayors e Governadores, e instituições como universidades.
A visita que por Hartford e Waterbury, em Connecticut, prossegue este sábado com um grande encontro com a comunidade em New Bedford, no Museu da Baleia,.
Da agenda da visita destacam-se ainda encontros com as mais altas autoridades, designadamente governadores e Mayors e com jovens líderes e movimentos associativos na região de Massachusetts, além de estudantes do ensino secundário e empresários de ascendência cabo-verdiana.
O ponto alto da sua visita será a homenagem que o Presidente da República irá prestar às personalidades, instituições e organizações representativas da vasta comunidade e as suas várias frentes de intervenção.
Neves irá se reunir também com professores universitários e liceais, reitores, gestores da área da educação, para além de empreendedores de origem ou ascendência cabo-verdiana, na Bridgewater State University (BSU).
Numa outra instituição de formação superior de vanguarda, Massachusetts Institute of Technology, (MIT) José Maria Neves será o convidado especial de um debate, no âmbito do programa MIT para África e da True Africa University (TAU), sobre a temática do e-Governance.
Já no dia 04 de Abril, o chefe de Estado será orador convidado na Universidade de Massachusetts (UMass-Boston), nas cerimónias que marcam o XXV Aniversário do Programa académico de estudos, valorização e divulgação dos percursos e contributos exemplares de Martin Luther King, Jr. e de Amílcar Cabral.
A população de Cabo Verde ronda os 500 mil habitantes, mas o Governo estimou recentemente que mais de um milhão e meio de cabo-verdianos vive na Europa e EUA, estando o sistema financeiro do arquipélago dependente das remessas desses emigrantes.
Comentários