• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
EAE da Praia. Óscar Santos denuncia deputados bairristas e contra Praia
Política

EAE da Praia. Óscar Santos denuncia deputados bairristas e contra Praia

O presidente da Câmara Municipal da Praia denunciou esta terça-feira, 14, a existência de “deputados frontalmente contra Praia” fomentando bairrismo e divisão dos cabo-verdianos” pelo que incitou os líderes políticos a escolherem parlamentares que pensem no País e não na região.

Óscar Santos manifestou esta inquietação em conferência de imprensa para reagir a forma como o Estatuto Administrativo Especial da Cidade da Praia (EAE) foi chumbado no Parlamento.

O autarca disse ser esta uma oportunidade para o país repensar na lista, fazendo escolha nas pessoas que saibam representar a Nação, tendo em atenção as pessoas que são “verbalmente, frontalmente e violentamente contra a Praia”.

É que para Óscar Santos, os deputados “têm de ser um exemplo da Nação e não pode podem estar a fomentar o bairrismo e a divisão dos cabo-verdianos”.

O edil colocou, por outro lado, a hipótese do PAICV ter já dado como perdida as próximas eleições autárquicas na capital para inviabilizar o estatuto especial da Praia, em detrimento de uma aliança política para a autarquia de São Vicente.

Candidato à sua própria sucessão, Óscar Santos afirmou que se posiciona contra a vitória antecipada, ressalvando mesmo que “a eleição é ganha até ao último dia”.

“Nós não somos vencedores antecipados. A eleição autárquica não tem nada a ver. Seria por lógica da razão que com o Estatuto Especial, mais meios para Praia, que o PAICV e o seu candidato posicionasse a favor da votação do Estatuto Especial. Não fizeram porque pensaram que já perderam a Praia. Jogaram a toalha ao chão”, esclareceu.

O autarca, que não se conforma por mais este chumbo do Estatuto Administrativo Especial da Cidade da Praia, no Parlamento (a quarta consecutiva), alertou os partidos políticos para terem muita cautela na escolha dos deputados, com o argumento de que apesar de serem eleitos pelos círculos eleitorais não deixam de ser deputados da Nação.

O Estatuto Administrativo Especial para a cidade da Praia de Cabo Verde, Praia, foi rejeitado no Parlamento, após a proposta de regulamento apresentada pelo Governo não ter conseguido a maioria absoluta dos deputados presentes na sala de sessões.

O documento inviabilizado com 39 votos a favor na generalidade, sendo 35 do Movimento para a democracia (MpD, poder) e quatro do PAICV, que também votou 21 abstenções.

Seis deputados votaram contra a proposta, sendo três da UCID, dois do PAICV e um do MpD.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação