Manuel de Pina pressiona, acena com presumível candidatura independente do seu vereador Domingos Veiga e o MpD cede logo. Jair Fernandes vai à vida e Domingos Veiga é escolhido para liderar as eleições autárquicas em Ribeira Grande de Santiago.
As eleições autárquicas em Ribeira Grande de Santiago estão debaixo de fogo cruzado. A escolha de Jair Fernandes para encabeçar a Câmara Municipal não agradou ao atual edil, Manuel de Pina, e este forçou a Comissão Política Nacional do MpD a voltar atrás na sua decisão. A partir de agora o vereador Domingos Veiga é o cabeça de lista dos ventoinhas para a Câmara Municipal.
Mesmo na hora do adeus, Manuel de Pina não quer deixar os seus créditos em mãos alheias. Segundo as nossas fontes, a Comissão Política do MpD passou a noite num encontro, onde um dos pontos era precisamente a situação das eleições em Ribeira Grande de Santiago. Ao que consta o partido vinha sendo pressionado por Manuel de Pina, no sentido de desistir de Jair Fernandes, porquanto entende que este não tem percurso político para ocupar a cadeira da presidência da cidade, património da humanidade.
No decurso dessa pressão, as nossas fontes garantem que Manuel de Pina já vinha cozinhando uma candidatura independente, encabeçada pelo seu vereador Domingos Veiga, o que forçou o partido a sacrificar Jair Fernandes. Ademais, as nossas fontes garantem que Domingos Veiga teve melhores resultados em todas as sondagens realizadas pelo partido em RGS de que qualquer outro candidato proposto.
No seio do grupo comandado por Manuel de Pina, a candidatura de Jair Fernandes é encarada como um arranjo de Alcides de Pina e da vereadora Cláudia, que recentemente teria entrado em rota de colisão com o atual edil ribeiragrandense.
Neste momento Ribeira Grande de Santiago está debaixo de uma guerra de protagonismo, guerra essa que já dividiu até os irmãos Pina, vistos como os maiores caciques locais do MpD.
As nossas fontes garantem que o MpD poderá, a todo o momento, promover uma conferência de imprensa para explicar este volte-face nos candidatos à liderança da cidade histórica de Cabo Verde.
Comentários