• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
“Inteligência Artificial” de Neusa Lopes ganha nova edição pela Xlibris
Em Foco

“Inteligência Artificial” de Neusa Lopes ganha nova edição pela Xlibris

O livro “Inteligência Artificial: O impacto do estado emocional no síndrome de coração partido” de Neusa Correia Lopes, lançado em Março pela editora Hemingway Publisher’s acaba de ganhar nova versão de cobertura com capa e edição da XLibris, editora tradicional da escritora cabo-verdiana. Em comunicado, Neusa Lopes informa que a obra vai estar na feira de livros da República Dominicana, onde esteve há cerca de duas semanas em conferências sobre o tema.

A Feira do Livro de Santo Domingo, capital dominicana, é organizada anualmente pelo Ministério da Cultura daquela ilha caribenha, que formulou o convite para a investigadora e autora cabo-verdiana marcar presença no certame. O evento estava marcado para o mês de Agosto, mas segundo Neusa Lopes, por causa das eleições locais, teve que ser adiado, estando previsto acontecer nos meses seguintes ainda deste ano.

Lopes sublinha que o livro chamou a atenção do público dominicano desde o dia em que aterrou na ilha caribenha para apresentar a obra no Instituto Tecnológico das Américas (ITLA) e, sobretudo, após várias entrevistas que concedeu aos principais canais de rádio e tv do país.

Agora, a escritora cabo-verdiana residente nos EUA está a celebrar nova edição do mesmo livro “Inteligência Artificial: O impacto do estado emocional no síndrome de coração partido” desta feita pela XLibris, sua editora nas anteriores obras da investigadora e docente universitária.

O conteúdo é exactamente o mesmo, apenas difere da versão da Hemingway Publisher’s na capa. Ambas as edições estão disponíveis para compra na Amazon, e agora chega também na grande loja online Barnes & Knobles.

Este livro de Neusa Lopes tem como pano de fundo os efeitos das novas tecnologias no dia dia e na saúde dos seres humanos. A autora incide a sua investigação na correlação entre a utilização da inteligência artificial nos seus vários domínios e as determinadas doenças do coração, o que se convencionou chamar de síndrome do coração partido, onde despontam por exemplo a depressão e a ansiedade no mundo pós-moderno.

Tal como nos seus três anteriores ensaios, Neusa Lopes chama a atenção para o estado emocional na saúde: antes afectada pela pandemia e agora, como retrata no livro, com a ascensão da inteligência artificial que ameaça empregos, altera o modo como as pessoas se relacionam e aumenta a ansiedade porquanto cria certa dependência, que podem levar a frustrações e depressões.

Para esta obra mais recente, Neusa Lopes contou com colaboração da conceituada especialista chinesa Qiao Qing Zhong, actualmente a residir nos EUA, que trouxe elementos científicos ao trabalho.

O livro, de 120 páginas e escrito em inglês está à venda na Amazon desde 27 de Março, em formato capa dura, brochura e e-book (kindle). A versão portuguesa estará nas bancas e livrarias físicas e online ainda este ano, prevendo-se um lançamento oficial em Portugal e Cabo Verde.

 

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine