A taxa de inflação situou-se em 1,6 por cento (%) em Março deste ano, conforme revelam os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo avança a mesma fonte, neste período, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação mensal de 0,0%, valor inferior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior.
As classes que se destacaram com maiores variações positivas foram bens e serviços diversos, com uma variação mensal de 0,9%, vestuário e calçado, com uma variação mensal de 0,5%.
Também estiveram em evidência as classes de bebidas alcoólicas e tabaco, com uma variação mensal de 0,1%, rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, com uma variação mensal de 0,1% e saúde, com uma variação mensal de 0,1%.
Em sentido oposto, esclarece o INE, as classes com variações negativas foram produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com uma variação mensal de -0,4%, transportes, com uma variação mensal de -0,3% e acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, com uma variação mensal de -0,1%.
Já a taxa de variação acumulada do IPC foi de 0,7%, taxa superior em 0,8 p.p. à observada no mês homólogo do ano anterior e a taxa de variação homóloga foi de 2,2 %, valor inferior 0,4 p.p. em relação ao mês anterior.
Conforme o INE, no período em análise, o IPC registou uma variação média dos últimos 12 meses de 1,6%, valor superior em 0,1 p.p. ao registado no mês anterior.
O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e bens alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 2,1%, valor inferior em 0,2 p.p. ao registado em Fevereiro de 2025.
Comentários