A conferência “Santa Cruz e os Desafios do Desenvolvimento Econômico Local”, que vai decorrer esta sexta-feira, em Santa Cruz, tem como foco impulsionar o crescimento sustentável e a prosperidade do município.
Em declarações à Inforpress, a vereadora responsável pela área do Desenvolvimento Económico Social, Administração e Finanças da Câmara Municipal de Santa Cruz, Jamira Duarte, explicou que o intuito é reunir no espaço personalidades diferentes, desde sociedade civil, académicos, empresários, especialistas das diversas áreas para discutir o futuro económico do município.
Esta primeira edição da conferência está a ser organizada pela autarquia santa-cruzense em parceria com a Universidade de Santiago, no quadro das festividades de “Nhu Santiago Maior” e tem como foco “impulsionar o crescimento sustentável e a prosperidade de Santa Cruz”.
Jamira Duarte ressaltou que, nos últimos anos, o município tem enfrentado “desafios significativos”, sobretudo nos sectores agrícola, pecuária e pesca, que coincidentemente se encontram integrados dentro do sector primário e as actividades a que a maioria dos santa-cruzenses se dedicam.
Estes desafios, conforme explicou a vereadora, são ditados pelas alterações climáticas adversas, nomeadamente a seca recorrente e que tem impactado negativamente a segurança alimentar no município, contribuindo para a reprodução de um ciclo vicioso de pobreza.
Neste sentido, avançou que a autarquia entende que tem um papel crucial na promoção de um desenvolvimento económico territorial de forma global e, localmente, trabalhar para se ter uma economia mais sustentável, para facilitar todos os parceiros e stakeholders interessados na promoção do sector primário com programas complementares que podem dar suporte a programas macro-económicos deste sector para criar resiliência na comunidade costeira e rural, garantindo assim um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo.
É neste contexto que a conferência vai abordar esses desafios complexos ao reunir todos os stakeholders, parceiros, representantes governamentais, municipais, organizações não-governamentais, académicos, empresários, membros da comunidade local, todos no mesmo espaço para promover um diálogo profundo e construtivo para debater sobre políticas públicas no que tange o acesso ao financiamento, factores de indução de desenvolvimento sócio-económico local.
Esta conferência é dividida em dois painéis, sendo que o primeiro vai se debruçar sobre o desenvolvimento local num contexto de insularidade e o segundo sobre as políticas públicas e os desafios de um desenvolvimento local sustentável.
Com esses dois painéis, a vereadora diz acreditar que é possível abordar esses desafios, explorar oportunidades de crescimentos, pois além de identificar desafios, pretende-se inspirar novas estratégias e sinergias que vão ser indutores para o desenvolvimento sócio-económico e sustentável do município.
Comentários