• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Especialistas cabo-verdianos nos EUA querem ajudar Cabo Verde em várias áreas do sector da Saúde
Diáspora

Especialistas cabo-verdianos nos EUA querem ajudar Cabo Verde em várias áreas do sector da Saúde

Uma delegação de médicos cabo-verdianos radicados nos EUA, denominada de “Cabo Verdean Physicians Medical Society”, mostrou-se hoje disponível para ajudar Cabo Verde no sector da Saúde sobretudo a nível de treinamento, educação e de pesquisas.

O anúncio foi feito por Manuel Fontes, representante da delegação, após ser recebido pelo Presidente da República, José Maria Neves, onde adiantou que há cerca de um ano que tem trabalhado em colaboração com médicos e enfermeiros cabo-verdianos.

Segundo avançou, a delegação criada há pouco mais de um ano conta actualmente com mais de 50 membros de diversas áreas da medicina e pretende dar o seu contributo para o sector da Saúde em Cabo Verde a nível de treinos, educação, prática, pesquisa e outras áreas.

“Neste momento trouxemos médicos da área de etnologia sendo que sete foram para a ilha de São Vicente, e temos aqui especialistas de doença mental, médicos cirúrgicos vasculares, hérnia, cirurgia laparoscópica, medicina interna, anestesia cardíaco e cuidados intensivos”, apontou o responsável.

Adiantou que a colaboração com os médicos cabo-verdianos começou há cerca de um ano e tem estado em contacto constante através de webiner que é promovido mensalmente para analisar e discutir várias áreas de intervenção.

“Estamos aqui para investigar não só as áreas grandes, como o câncer ou doenças cardiovasculares, mas principalmente as áreas que podemos fazer mais rápido, como a telemedicina, que é uma área em que podemos ajudar muito, mesmo que estejamos nos EUA”, esclareceu.

O porta-voz do grupo disse que neste momento não pode fazer uma avaliação do sector da Saúde em Cabo Verde, mas sublinhou que estão disponíveis para se inteirarem e conhecerem um pouco mais, pesquisar e investigar as áreas que mais são necessárias para poderem colaborar.

Constituída por 26 médicos, a delegação encontra-se em Cabo Verde no âmbito do 1º Programa de Intercâmbio Científico e Cultural, que decorre de 01 a 09 deste mês e tem agendado, ainda para esta terça-feira, uma conferência onde serão debatidas e discutidas várias áreas de cooperação.

Manuel Fontes, que se mostrou muito satisfeito e contente pela forma como foram recebidos em Cabo Verde, fez-se acompanhar de três especialistas.

Partilhe esta notícia