O gigante internacional cabo-verdiano, a fazer a sua primeira época no Real Madrid de Espanha, entrou a titular, como já é habitual, e jogou apenas 10:37 minutos numa partida muito renhida entre 2 eternos candidatos ao título europeu, o Real e o Fenerbahce, atual campeão em título. Big Edy, como é carinhosamente chamado em alusão aos seus incríveis 2m22cm, acabou expulso por acumulação de duas faltas antidesportivas no mesmo lance, no início da segunda parte. Esta será a sua primeira expulsão por acumulação de técnicas na carreira, pelo menos do que pudemos aprender das nossas pesquisas.
Mesmo assim, o Real conseguiu bater os atuais campeões da Euroliga por 77 x79, no Ulker Sports and Event Hall de Estambul, casa dos turcos, terreno sempre difícil para qualquer adversário, sendo quase lendária a forma energética e ruidosa com que torcem os adeptos turcos pelas suas equipas em qualquer modalidade desportiva.
Big Edy até começou bem a partida com um fantástico bloco a um adversário logo no início do jogo e nos 10:37 minutos que esteve em quadra assinalou 4 pts, com dois em três lançamentos de campo convertidos, um bloco e um ressalto.
Não obstante a expulsão, Edy Walter Tavares tem sido, como foi ainda no começo desta partida a contar para a 15ª jornada da Turkish Airlines Euroliga, muito elogiado pelo impacto positivo que tem tido no jogo, tanto defensivo, com a sua gigante presença e habilidade nos ressaltos e tampões. Igualmente, tem dado sinais de crescimento no jogo ofensivo, como mostram as duas últimas partidas anteriores em que efetivou 12 pts., com cinco lançamentos convertidos em cinco tentativas diante do Valência, também de Espanha, na 14ª jornada da Euroliga que decorreu a maio da semana passada, e foi mesmo o segundo melhor pontuador da sua equipa na referida partida.
Edy é peça importante na recuperação do Real que vinha atravessando fase difícil nesta competição europeia, face às várias lesões, sobretudo entre os postes e que obrigou à contratação do cabo-verdiano a meio da época e este está a corresponder, cada vez mais, às expetativas, ajudando a equipa a conseguir uma série importante de vitórias, já vão quatro consecutivas, na Euroliga e que resultou na subida da sétima para a 6ª posição ao fim de 15 jornadas.
Também no campeonato espanhol as coisas estão a correr bem, o Real é líder isolado com 12 vitórias e apenas 1 derrota, precisamente no jogo de estreia de Edy, diante do Barcelona por 80 x 84, na Catalunha, a 12 de novembro deste ano. Desde então, o Real tem dominado os adversários com Big Edy a evidenciar-se naquele que é um dos maiores emblemas do basquetebol europeu e mundial.
Ainda no que se refere a este jogo desta quinta-feira, destaque ainda para o esloveno Luka Doncic, companheiro de Edy Walter no Real. O base armador apontou 20 pts., 10 assistências, oito ressaltos e dois roubos de bola, a liderar esta difícil e importante vitória do Real Madrid que sobe à 6ª posição, com as mesmas nove vitórias e 6 derrotas do mesmo Fenerbahce que é quinto colocado.
Do lado do emblema turco o principal destaque foi o base norte-americano Brad Wanamaker, também com 20 pts., 2 assistências, 2 ressaltos e 5 roubos de bola. Veja o resumo deste jogo aqui na Santiago Magazine.
Comentários