A seleção cabo-verdiana de futebol, já apurada às oitavas-de-final, fechou hoje a fase de grupo do 26º Campeonato Africano das Nações, CAN’2023, com um empate a duas bolas diante do Egipto, passando a fase de grupos sem derrota.
Em jogo referente à terceira jornada, ante uma selecção nacional do Egipto que precisava vencer para acompanhar os “Tubarões Azuis”, de forma automática na segunda fase desta que é a maior prova de África, o seleccionador crioulo, Bubista, deu-se ao luxo de apresentar um conjunto remodelado.
É que, perante a conjugação dos resultados anteriores, vitórias de Cabo Verde frente ao Gana (2-1) e Moçambique (3-0), a equipa técnica das ilhas atlântidas fez descansar alguns dos jogadores titulares, isto é, mais influentes como os defesas Roberto Lopes “Pico” e João Paulo Fernandes, os médios Leroy Duarte e Jamiro Monteiro, bem como o avançado Bebé.
Certo que mesmo assim, Cabo Verde fez o seu futebol calculista, consistente e autoritário, tendo chegado ao golo inaugural aos 45+1, quando Gilson Benchimol Tavares aproveitou da melhor maneira uma assistência do capitão Ryan Mendes para bater o guarda-redes contrário.
Já no segundo tempo, os faraós carregaram no acelerador e restabeleceram a igualdade aos 50 minutos, altura na qual Trezeguet bateu o guarda-redes Vozinha, que ainda tinha defendido o remate, mas a bola foi parar ao fundo das redes.
O jogo teve uma ponta final muito emocionante, pois aos 90+4 o Egipto deu a cambalhota no marcador, uma vez que Mohamed aplicou um chapéu a Vozinha, mas os Tubarões Azuis tiveram a força mais do que suficiente perante os colossos do Egipto para fechar o marcador com um empate a duas bolas, para o desalento dos magrebinos.
Quadro de classificação
No outro jogo deste grupo, jogado à mesma hora, Gana e Moçambique empataram a duas bolas, num jogo no qual os ganeses estiveram em vantagem de 2-0.
Cabo Verde venceu o grupo B com sete pontos, seguido do Egipto com três pontos, os faraós acompanham Cabo Verde na próxima fase, enquanto Gana e Moçambique com dois cada, ficaram pelo caminho.
Cabo Verde, na qualidade da selecção vencedora do Grupo B, volta a jogar a 29 do corrente, desta feita para as oitavas-de-finais.
Comentários