Ricardo J. Martins, compositor, multi-instrumentista Português, lançou esta semana um cover, versão instrumental da música “Raio de Sol” da artista Cremilda Medina. É o primeiro single da cantora cabo-verdiana e uma morna feita em homenagem à sua falecida avó materna.
O músico português, com a sua Guitarra Portuguesa, compôs uma versão instrumental no estilo fado de “Raio de Sol”. A gravação aconteceu após a sua visita a Cabo Verde para um concerto de apresentação do seu primeiro disco de Guitarra Portuguesa instrumental denominado “Ricardo J. Martins”, que aconteceu no ano passado na cidade da Praia.
Na sua página oficial do YouTube, Ricardo afirma ser um apaixonado pela morna. Uma paixão que surgiu logo na sua primeira visita a Cabo Verde para um concerto de apresentação do seu primeiro álbum, em Dezembro do ano passado. "Entre muitas músicas que tive a oportunidade de ouvir, uma delas destacou-se no meu ouvido, pela voz da sua intérprete, pelas sonoridades, pela calma que me transmitiu", descreve o músico.
“Cremilda, cantora do estilo tradicional da música de Cabo Verde, é uma defensora dos estilos musicais mais tradicionais do seu país. Canta de uma forma sublime, transmitindo a quem a ouve uma serenidade incrível, sendo que a Morna é o seu estilo musical de eleição", continua Ricardo, para quem a “morna e fado são ambos estilos musicais que retractam a nostalgia, a saudade, os destinos, possuindo uma raiz comum, uma identidade muito próxima, um elo de ligação entre Portugal e Cabo Verde".
E é essa paixão, diga-se à primeira vista, que levou o compositor português a materializar a ideia de transpor para a Guitarra Portuguesa a voz da Cremilda Medina, e assim surgiu este cover de “Raio de Sol.
Comentários