A Igreja do Nazareno Distrito Sul de Cabo Verde realiza este sábado, na Assembleia Nacional, um Congresso de Crianças e Adolescentes Evangélicos, das ilhas de Santiago e Maio, para debater a protecção do abuso e exploração sexual.
À Inforpress a presidente do Distrito Sul da Igreja do Nazareno de Cabo Verde, Hulda Costa, manifestou que é com “muita preocupação e tristeza” que esta instituição religiosa tem vindo a assistir a crescente denúncia de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Cabo Verde.
Daí que, ressalvou, perante estes actos a igreja não pode permanecer indiferente, uma vez que, considerou, ela deve ser a voz dos aflitos e oprimidos e contribuir para o bem-estar de todos.
Explicou que, sob o tema “Crianças e Adolescentes Templos do Espírito Santo: protegidas do abuso e exploração sexual”, com esta iniciativa o Ministério de Discipulado Nazareno Internacional (DNI) do Distrito Sul de Cabo Verde pretende associar-se à campanha de sensibilização da Rede Nacional de Protecção à Criança e ao Adolescente contra o Abuso e Exploração Sexual “Stop! Não toque no meu corpo!”.
O propósito, adiantou a mesma fonte, é fazer com que as crianças e os adolescentes se sintam valorizados e cuidados pela Igreja de Cristo e pelos órgãos de poder e instituições de protecção, ouvir e reflectir sobre a problemática do abuso e exploração sexual em Cabo Verde.
“Pretendemos que as nossas crianças e os adolescentes, participando neste encontro, porque normalmente são os adultos que são chamados para eventos do tipo, tenham voz activa”, sublinhou, reforçando que um dos objectivos gerais é fazer com que eles se sintam valorizados.
Por outro lado, acrescentou, a intenção é sensibilizar as autoridades para a necessidade de aceleração da aprovação do quadro legal que viabiliza a existência de salas de audição humanizadas para as crianças vítimas de violência sexual.
Participam neste congresso 200 crianças e adolescentes evangélicos, dos oito aos dezasseis anos, de todo o concelho da ilha de Santiago, com representação da ilha do Maio, incluindo os de outras instituições que protegem crianças e adolescentes, como a Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides), o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), e as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.
“A nossa expectativa é que as nossas crianças participem activamente, ampliem o seu conhecimento sobre esta problemática, expressem o seu ponto de vista, porque vão ser trabalhadas questão que dizem respeito a elas mesmas e também da comunhão e promoção do momento de relação e de comunhão entre estas crianças de várias instituições”, ajuntou.
O evento acontece este sábado, 03 de Setembro, na Assembleia Nacional, das 09:00 às 15:00, e o acto de abertura vai contar com intervenções da primeira-dama, do superintendente distrital, e também da presidente deste ministério do distrito sul.
A Igreja do Nazareno é uma instituição religiosa evangélica de tradição protestante, que tem como principal objectivo “fazer progredir o reino de Deus pela preservação e propagação da santidade cristã”.
Comentários