Durante dois dias – 9 e 10 de Maio – Santa Cruz foi palco de um evento de apresentação do Plano de Desenvolvimento Sanitário de Santiago Norte, uma região com mais de 120 mil pessoas e composta por seis municípios, a saber: São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, Tarrafal, São Miguel e Santa Cruz.
O evento aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal de Santa Cruz e reuniu mais de 50 participantes, entre profissionais de saúde, políticos da região, investigadores da área de saúde, entre outros interessados da sociedade civil.
Trata-se de um documento de orientação estratégica no domínio da saúde com forte enfoque regional e com vida útil prevista para 2017/2021. Congrega os seguintes componentes: diagnóstico da situação socio-sanitária actual da região; análise swot da região, identificando as potencialidades, fraquezas, oportunidades e as ameaças que a região enfrenta neste momento.
De acordo com a análise realizada à situação sanitária actual dos Cuidados de Saúde em Santiago Norte e face ao enquadramento no contexto global do sector a nível nacional, identificam-se 6 eixos estratégicos para actuação prioritária na Rede Sanitária dos Cuidados de Saúde na região, tais como: Reorganização estratégica da oferta de cuidados e das infra-estruturas; Ajuste das carteiras de serviços tendo em conta os PCES (Pacotes de Cuidados Essenciais de Saúde) e reforço da orientação ao doente; Redimensionamento dos recursos; Melhoria da articulação entre os diferentes níveis de cuidados e estruturas; Adequação e melhoria dos sistemas de informação; Melhoria da actuação intersectorial.
A partir destas iniciativas, o documento propõe um plano de acção, identificando indicadores, metas, cronograma de implementação e orçamento.
A sessão de abertura contou com a honrosa presença do Representante da Organização Mundial de Saúde em Cabo Verde, Mariano Castellon, Emília Monteiro, em representação da Direcção Nacional da Saúde, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Belmiro Fonseca, Director da Região, João Baptista Semedo, e da anfitriã do evento, a Delegada de Saúde de Santa Cruz, Cláudia Silva.
Comentários