Pais impedem filhos de frequentar escola de Loura por falta de condições
Sociedade

Pais impedem filhos de frequentar escola de Loura por falta de condições

Alunos da quarta classe na Escola Básica de Loura, concelho de São Domingos, não iniciaram o ano escolar em protesto contra as condições físicas da escola local, em evidente degradação. Os pais e encarregados de educação fazem finca-pé e avisam que só mandarão os filhos à escola depois de reabilitado o estabelecimento de ensino de Loura, a cerca de 4 km de Rui Vaz.

Desde ontem, dia de reinício das aulas, que os alunos da localidade de Loura, em São Domingos, não vão às aulas, em protesto contra as condições precárias da escola local. São estudantes da quarta classe – única turma deste estabelecimento de ensino, com cerca de 13 alunos – cujos pais, revoltados, impediram que frequentassem as aulas devido ao mau estado da única escola existente em Loura.

As imagens que aqui mostramos, revelam e testemunham bem o grau de degradação da referida escola, onde além da higiene, vê-se claramente um ambiente com falta de segurança para as crianças.

Em conversa com Santiago Magazine, uma das mães explicou que o estado degradante da escola de Loura vem piorando ajo após ano. “Antes, havia turmas desde a primeira até à sexta classe. Hoje em dia, só há uma turma de quarta classe, as outras têm de ir até Rui Vaz, longe de casa”.

A mesma, que prefere não dar a cara por medo de represália, mostra-se agastada sobretudo pelo facto de ainda ontem, dia do arranque oficial do ano lectivo, o deputado do MpD, Euclides Silva, vir a público, afirmar que o Governo tem dado atenção especial ao parque escolar, reabilitando mais de 70% das escolas em todo o país.

“Loura não faz parte deste país”, ironiza a nossa fonte. Segundo ela, os pais e encarregados de educação dessa zona alta do concelho de São Domingos este boicote ou protesto vai vigorar até que sejam tomadas medidas necessárias.

Santiago Magazine tentou ouvir a delegada de Educação de São Domingos, Juvelina Tavares, mas até ao fecho deste artigo não foi possível escutar a sua posição.

Fotos: N.B.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.