• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Incêndio Serra Malagueta: PAICV solidariza-se com população dos municípios de Santa Catarina e Tarrafal
Sociedade

Incêndio Serra Malagueta: PAICV solidariza-se com população dos municípios de Santa Catarina e Tarrafal

Os deputados do PAICV deslocaram-se hoje à Serra Malagueta onde manifestaram a sua solidariedade com a população de Santa Catarina e do Tarrafal, mais afectada com o incêndio ainda activo e que já provocou perdas de animais e pasto.

“Estamos aqui porque nos solidarizamos com as populações dos municípios de Santa Catarina e do Tarrafal que estão apreensivas, que perderam animais e pasto neste incêndio que continua a lavrar no perímetro florestal da Serra Malagueta”, afirmou a porta-voz dos parlamentares do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Eveline Ramos.

A deputada, que falava à Inforpress, após visitar o local do incêndio e de contactar os moradores, congratulou-se com a presença dos responsáveis dos concelhos de Santa Catarina e do Tarrafal na luta contra a propagação dos fogos nas áreas protegidas da Serra Malagueta, nos municípios de Santa Catarina e do Tarrafal (ilha de Santiago).

Esta parlamentar destacou o envolvimento e a contribuição da população no combate a este incêndio de grande proporção, que teve início na manhã de sábado, 01, numa zona de difícil acesso no perímetro florestal da Serra Malagueta, que a população suspeita de fogo posto.

Na ocasião, os deputados do PAICV pelo círculo eleitoral de Santiago Norte aproveitaram para pedir ao Governo mais meios para os Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), sobretudo meios aéreos de combate a incêndios.

É que, segundo ela se os SNPCB tivessem meios aéreos este incêndio já estaria controlado, lamentando a existência de várias frentes e a apreensão da população de Serra Malagueta, Santa Catarina e Ribeira da Prata e Tarrafal porque o fogo ainda ameaça essas localidades.

Também já se encontra no terreno, em representação do Governo, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, para solidarizar-se com a população destes dois municípios e para mais uma vez apelar as pessoas para evitarem a realização de queimadas sem a autorização das autoridades competentes.

Segundo a edilidade santa-catarinense, paralelamente, também no sábado, registou-se um outro incêndio em Leiria, no bairro de Nhagar, que “felizmente já está controlado”.

“A câmara municipal garante aos munícipes que está a fazer todos os esforços para que a situação seja controlada, estando neste momento a concertar soluções com os municípios vizinhos e com o Governo”, assegurou, manifestando a sua solidariedade a todas as famílias afectadas, em particular àquelas que perderam animais.

Conforme informações avançadas pelas autoridades, um funcionário do Parque Natural de Serra Malagueta, que ajudava no combate ao incêndio, encontra-se no hospital regional de Santiago Norte em estado grave.

Partilhe esta notícia